A Bahia abriu as Olimpíadas Escolares Nacionais (15 a 17 anos), realizada em João Pessoa, com grande estilo e segue para a semifinal do atletismo. A prova, disputada durante a manhã desta sexta-feira (7) no Campus da Unipê (PB) elevou as chances dos baianos na maior competição estudantil do país. A atleta Gabriela Vita, 15 anos, venceu a prova dos 100 metros rasos sem dar chance às adversárias dos 21 estados competidores e segue para a próxima fase com o quarto melhor tempo da competição.

“Apesar de Gabriela ter mudado de categoria este ano e estar disputando com meninas mais velhas, acredito que seja uma forte candidata ao pódio tanto nos 100 metros rasos quanto na prova de 200metros. Por isso procurei poupá-la do revezamento disputado hoje”, diz o treinador baiano Herval Cerqueira, que também é pai da atleta e ex-campeão mundial de atletismo.

No ano passado, Gabriela Vita foi campeã das Olimpíadas Escolares (12 a 14 anos) e vice-campeã do Sul-Americano colegial, realizado no Chile. Apesar de treinar atletismo há apenas três anos, a jovem já representa uma das maiores esperanças de ascensão do esporte estadual.

Na semifinal, a atleta baiana vai enfrentar a carioca Bárbara Leôncio (16), vencedora da prova dos 200m, no Campeonato Mundial de Menores, disputado em 2007 na cidade de Ostrava, na República Tcheca. Apesar da campanha da desportista do Rio ser mais forte, a jovem baiana não se intimida: “Estou muito confiante, independente do resultado conquistado hoje e das adversárias que vou encarar. Vim buscar a medalha de ouro para a Bahia e vou lutar por ela até o fim”, ressalta Gabriela.

Ainda nessa sexta-feira (7), a Bahia disputou provas de judô, futsal e natação. Durante as Olimpíadas Escolares de 2007, a Bahia conquistou medalhas de prata e bronze na natação. Os alunos Moyra Wanderley, do Colégio Mendel Villas, ganhou medalha de prata nos 100×400 livre feminino e bronze no revezamento; e Mauricio Torres, do Colégio Pleno, levou medalha de prata nos 200 Medley.

No futsal feminino a Bahia foi bronze nas Olimpíadas Escolares de 2007 na categoria de 12 a 14 anos, selada em Poços de caldas. O judô baiano também ganhou três medalhas na competição (infantil), realizada em 2007, sendo uma de ouro, uma de prata e uma de bronze. Neste ano, a equipe promete brilhar novamente.

Entre os grandes judocas que os jovens baianos se espelham, estão: a campeã mundial Sarah Menezes e o medalhista olímpico Leandro Guilheiro que começaram a carreira disputando competições colegiais e atualmente estão entre os melhores atletas do mundo na modalidade. Convidados a prestigiar o evento, os desportistas relembram os tempos que eram jovens estudantes que sonhavam com a carreira no esporte.

“Foi a escola que me proporcionou, aos 5 anos, o meu primeiro contato com o judô. É a segunda casa de todo mundo e ajudou muito na formação do meu caráter. O esporte muda uma pessoa, uma comunidade, uma nação”, afirmou Leandro.

Ele não participou de nenhuma edição das Olimpíadas Escolares, mas Sarah disputou e venceu quatro vezes na sua categoria. De 2004 até o ano passado, ela defendeu o estado do Piauí com louvor. “Ganhei muita experiência com as competições escolares. Foi o primeiro passo na minha vida de atleta”, disse a jovem de apenas 18 anos que é titular da seleção brasileira na categoria ligeiro (até 48 kg) e tem uma participação em Jogos Olímpicos.

“No rastro desses atletas os jovens baianos continuam sonhando com um futuro brilhante nos caminhos do esporte e prometem fazer bonito nas Olimpíadas Escolares 2008”, conclui o chefe da delegação baiana e diretor da Sudesb, Reginaldo Sacramento.

Este ano a Delegação Baiana conta com 135 atletas que se juntaram a mais de 2.800 desportistas de 22 estados brasileiros na briga por medalhas em nove modalidades esportivas.