Uma regata longa, com saída das imediações do Terminal Náutico de Salvador e chegada na Marina de Itaparica, vai marcar o encerramento, neste sábado (29), do Campeonato Baiano de Vela de Oceano 2008, uma realização da Flotilha de Veleiros de Oceano e apoio da Feneb e Sudesb.

Com exceção dos primeiros lugares, as demais colocações serão definidas no final da tarde, na Ilha Itaparica, onde serão realizadas a solenidade de entrega de prêmios e a festa de encerramento da temporada.

Esta será a quinta e última regata das cinco programadas. Quatro já aconteceram, no final de semana passada, e apontaram os campeões nas categorias ORC Internacional, ORC Club e classe RGS.

Na ORC Internacional, o campeão é o veleiro Letícia, do Yacht Clube da Bahia, tripulado pelos irmãos Wicks, do Aratu Iate Clube. No ORC Club o campeão é o veleiro Jeri, do Yacht e comandado por Pedro Robatto. Na classe RGS, o veleiro Alpha 2, do comandante Jorge Vita, do Saveiro Clube da Bahia já garantiu o titulo. Para Luís Eduardo Pato, um dos organizadores do evento, as disputas estão intensas e o nível dos barcos e tripulações está muito mais elevado que nos anos anteriores.

No último final de semana, as quatro regatas foram realizadas debaixo de um sol forte e com muito vento. No sábado (22), o percurso foi do Porto da Barra até Ondina. No domingo, das proximidades do Forte de Monte Serrat.