A delegação baiana composta por 157 pessoas e formada por atletas-estudantes de 15 a 17 anos, fisioterapeutas, técnicos e dirigentes desembarcou em João Pessoa (Paraíba) cidade-sede das Olimpíadas Escolares, na tarde de quarta-feira (5) e nesta quinta-feira (6) participa da cerimônia de abertura, no Ginásio de Esportes da UFPB, dando inicio as atividades do campeonato que ocorrerão até o dia 16 deste mês.

O grupo enviado pelo Governo do Estado, por meio da Sudesb, está hospedado no Hotel Tropical Tambaú, onde treina e aguarda as provas. Entre as modalidades estão judô, atletismo, futsal, tênis de mesa e natação. Na segunda fase da competição, do dia 10 ao dia 16, serão selados os confrontos de basquete, handebol, vôlei e xadrez.

No ano passado, a competição reuniu na Paraíba mais de dois mil atletas de todos os estados do país e a Bahia trouxe seis medalhas, sendo uma de prata no futsal feminino e cinco na natação (três de prata e duas de bronze). Este ano, o esporte escolar do Brasil conta com cerca de 3.300 participantes (2.850 atletas) representantes de 825 escolas públicas e privadas.

Entre os destaques da delegação baiana está a jovem Gabriela Vita Souza (15) que há três anos disputa o atletismo e já coleciona títulos importantes. Em 2007 nas Olimpíadas Escolares (12 a 14 anos) em Poços de Caldas (MG) quebrou o jejum baiano de 15 anos sem medalhas na competição, conquistando um bronze e um ouro que garantiu a sua presença no Sul-Americano Escolar, no Chile, de onde trouxe para a Bahia uma medalha de prata.

Este ano Gabriela sonha em realizar o mesmo feito. “Apesar da minha idade gerar desvantagem nessa categoria, não desanimo e acredito que posso honrar o meu estado e chegar ao Sul-Americano que será no Uruguai”, diz a atleta que treina no Colégio Anchieta.

Além da disputa por medalhas, que será realizada em 16 instalações esportivas da capital paraibana, as Olimpíadas Escolares contam com uma intensa programação educativa e cultural. O evento terá a presença de atletas e ex-atletas olímpicos e pan-americanos que visitarão escolas e ginásios para incentivar e difundir o esporte, além de promover os ideais de inclusão e integração social.

Entre os atletas olímpicos que fazem parte do programa estão Robson Caetano (atletismo), Edinanci Silva (judô), Sarah Menezes (judô), Leandro Guilheiro (judô), Cassius Duran (natação), Hugo Parisi (natação), Kaio Márcio (natação), Wei Jiaren (Tênis de Mesa), Falcão (Futsal), Guilherme Pardo (Badminton), Fernando Araújo (Badminton), Mônica Queiroz (Ginástica Rítmica), Ana Paula Ribeiro (Ginástica Rítmica), Drielle Daltoe (Ginástica Rítmica), Marcela Menezes (Ginástica Rítmica), Natalia Glaudio (Ginástica Rítmica), Natalia Peixinho (Ginástica Rítmica), Tayane Montovanelli (Ginástica Rítmica), Janeth Arcain (Basquete), Aline Pará (Handebol), Emanuel Rego (Vôlei de Praia), Ricardo Santos (Vôlei de Praia), Sebastian Cuarti (Canoagem).