A Secretaria da Administração do Estado (Saeb) está oferecendo suporte técnico à Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb) para elaborar o planejamento estratégico da unidade para até 2010. Durante a implementação do Plano Diretor de Gestão (PDG), programa de modernização da gestão estadual, cujo desenvolvimento é orientado pela Saeb, os gestores da Sudesb identificaram a necessidade de alinhar as propostas em um plano de ações estratégicas.

O diretor-geral da unidade, Raimundo Nonato Tavares da Silva (Bobô), diretores e gestores, avaliaram as práticas de gestão empregadas e identificaram como oportunidade de melhoria a elaboração de um plano estratégico.

“Tudo teve início com o PDG, quando tivemos a possibilidade de avaliarmos o modelo de gestão que desenvolvíamos. Nosso objetivo com este processo de conhecimento interno da autarquia é desenvolver as melhores estratégias de esporte e lazer para o estado, com o fortalecimento e a modernização de nossa gestão”, explicou Bobô.

Nesta sexta-feira (14), último dia da capacitação, será concluído o planejamento estratégico com metas e ações para o biênio 2009-2010.
De acordo com o superintendente de Gestão Pública da Saeb, Victor Emanuel, a idéia é avançar na consolidação dos princípios de excelência em gestão implementados pelo PDG, “colaborando com o desenvolvimento da Sudesb”.

Linhas de avaliação

Ele informa que ao fomentar a melhoria na gestão, o PDG promove a eficiência no atendimento aos cidadãos, por meio da disseminação de tecnologias gerenciais que possibilitam a qualificação do gasto público e a profissionalização da administração pública. São priorizadas sete linhas de avaliação – liderança, planos e estratégias, cidadãos e sociedade, processos, pessoas, informação e conhecimento e resultados.

Nas unidades que adotaram o PDG, depois de assinado o termo de adesão, é iniciado o processo de auto-avaliação e elaboração do plano de melhoria de gestão, com orientação de técnicos capacitados da Saeb – que participa de todo o processo, acompanhando a implementação em cada órgão e entidade, após disseminar uma sistemática de monitoramento e avaliação.

Baseado no modelo de excelência em gestão pública desenvolvido pelo governo federal (Gespublica), o PDG está em andamento na Saeb, Secretaria de Educação (SEC), Superintendência de Desportos da Bahia (Sudesb), Departamento Estadual de Trânsito (Detran), Superintendência de Construções Administrativas da Bahia (Sucab), Instituto do Meio Ambiente (IMA) e Instituto de Radiodifusão do Estado da Bahia (Irdeb).

Os próximos órgãos a aderir ao PDG são a Secretaria da Fazenda (Sefaz) e a Secretaria da Saúde (Sesab). O PDG deve atingir 13 unidades até o final do ano. A previsão da Saeb é disseminar as boas práticas de gestão por todos os 58 órgãos da administração pública estadual até 2010.