O Planserv aumentou a oferta de consultas eletivas em endocrinologia e criou um programa especial de atendimento para suprir a grande procura por essa especialidade entre os seus beneficiários. Com essa iniciativa, já foram disponibilizadas 890 consultas por mês numa rede integrada por 20 clínicas e hospitais.

O Programa Especial de Endocrinopatias do Planserv envolve ainda a atuação de cinco médicos de clínica geral, que fazem a triagem dos pacientes, e 22 endocrinologistas.

A expectativa é que, com o atual processo de contratação de prestadores de serviços, através do credenciamento, esse número de prestadores seja ampliado. Estão abertos os editais para 38 especialidades, inclusive endocrinologia, em todo o estado.

O Planserv orienta os beneficiários da Região Metropolitana de Salvador (RMS) que não conseguirem marcar consulta na área de endocrinologia que entrem em contato com a central de atendimento através do número 0800-566066 ou pelo e-mail da Ouvidoria (ouvidoria@planserv.ba.gov.br) e a marcação será providenciada.

Segundo a coordenadora-geral do Planserv, Sônia Carvalho, é importante o beneficiário procurar a Ouvidoria após tentar, sem sucesso, contato com clínicas e hospitais, especialmente no caso de consulta com endocrinologista, pois, como ocorre na maioria dos planos de saúde, a marcação de consultas deve ser feita diretamente pelo beneficiário.

Sônia pede também a colaboração do beneficiário para que não falte à consulta agendada e procure chegar no horário agendado “O absenteísmo acaba prejudicando o acesso dos demais beneficiários que também necessitam se tratar com um endocrinologista. Os faltosos que não justificarem somente terão suas consultas reprogramadas após intervalo de 90 dias”, afirmou.

Assistência com mais qualidade

Outra ação importante para a melhoria da qualidade da assistência do plano foi a retirada do agendamento para 61 procedimentos cuja autorização antes obedecia a uma lenta fila e passaram a ser liberados imediatamente, ampliando o acesso a exames e internações.

Também merecem destaque a ampliação da oferta de serviços médico-hospitalares, disponibilizados através da rede referenciada, e a transferência para a internet do processo de autorização de todos os exames de imagem e parte dos procedimentos realizados em ambulatório.

Esse novo sistema, chamado Autorização 100% Web, reduziu os prazos de resposta e permite que o prestador e o beneficiário façam o acompanhamento da autorização no site do Planserv (www.planserv.ba.gov.br).