Em sua 21º edição, a Fenagro 2008, iniciada na noite desta sexta-feira (28), no Parque de Exposições de Salvador, na Avenida Paralela, apresenta, este ano, várias novidades. Uma delas é a entrega dos primeiros selos da Agricultura Familiar, criado para estimular a comercialização de produtos do segmento.

Outra medida é o acesso garantido aos servidores públicos estaduais, que poderão participar gratuitamente do principal evento agropecuário do Norte/Nordeste, apresentando o crachá funcional ou o contracheque, com a carteira de identidade.

A abertura oficial da Fenagro será neste domingo (30), com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário de Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária do Estado, Roberto Muniz. A feira acontece até o dia 7 (domingo).

O evento agropecuário encerra o calendário anual de feiras do Brasil. A expectativa é atrair aproximadamente 300 mil visitantes durante os oito dias de exposição, além de uma previsão de movimentação financeira superior a R$ 115 milhões, montante gerado a partir da realização de negócios, leilões e da venda direta de animais e produtos.

A Fenagro é uma ação conjunta entre a Associação Baiana de Criadores (Abac) e o Governo do Estado, por meio da Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri).

Durante a exposição, a Seagri divulgará suas ações por meio de estandes institucionais, espaços alternativos e promocionais, como o Agroportal e a Vila da Agricultura Familiar.

Tecnologia

A Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA) vai inovar esse ano. Numa área de 900 metros quadrados, dentro da estrutura do estande institucional da Seagri, será instalado o Portal de Tecnologias para a agricultura familiar.

No local acontecerão demonstrações dinâmicas e interativas das ações de pesquisa, assistência técnica, extensão rural e qualificações desenvolvidas em todo o estado. Serão mostradas as tecnologias e os reflexos positivos que melhoraram a qualidade de vida de milhares de agricultores familiares.

Aqüicultura e Pesca

Além de apresentar as técnicas de beneficiamento e processamento de pescados e os projetos que fomentam a pesca artesanal e aqüicultura no estado, a Bahia Pesca vai montar aquários para expor as espécies produzidas na Baía de Todos os Santos, a exemplo do bijupirá e do caraguejo-uçá, e uma maquete demonstrando o manejo correto para o cultivo da ostra.

Sanidade Animal

Para garantir a sanidade dos mais de 10 mil animais que participarão da exposição, a Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab) reforçou a equipe técnica que trabalhou no controle da documentação sanitária exigida para a entrada dos animais no parque, a exemplo do Guia de Transito Animal (GTA). Durante a feira serão apresentados os inúmeros programas de sanidade animal e vegetal desenvolvidos no estado.