O segundo viaduto do Sistema Viário Dois de Julho será entregue à população, na manhã deste sábado (22), com a liberação da pista que liga a capital baiana ao município de Lauro de Freitas e região metropolitana.

Na quarta-feira (19), a liberação de uma das pistas, no sentido contrário (Lauro de Freitas/Salvador) já gerou efeitos positivos. Com a alteração, o trajeto, que antes era feito por meio de uma rotatória e interrompido por duas sinaleiras, agora está sendo realizado de forma direta pela nova via de 66 metros.

A expectativa é que a nova intervenção contribua ainda mais para a desobstrução do tráfego. Já os passageiros que embarcam e desembarcam no Aeroporto Internacional Luís Eduardo Magalhães terão maior facilidade de acesso ao terminal de passageiros.

Além disso, o fluxo de veículos para o Litoral Norte da Bahia será facilitado, favorecendo o turismo da região. A liberação da via permitirá o avanço da obra em outros trechos do complexo.

As obras serão totalmente concluídas em dezembro, quando completa um ano da assinatura do convênio entre o Governo do Estado e a Infraero. Na ocasião, outros dois viadutos, um pontilhão, além de alças e retornos que permitem as conexões entre os diversos eixos, integrarão o complexo.

Ao final, haverá um aumento da capacidade operacional do sistema viário que dá acesso ao aeroporto, tornando-o compatível com o fluxo de veículos existente nos vetores de tráfego rodoviário e urbano dessa área e com a potencialidade turística e econômica da região.

A obra faz parte dos investimentos previstos no Programa de Aceleração do Crescimento (PAC), do governo federal, na Bahia. A construção foi orçada em R$ 29,5 milhões, sendo 80% custeados pela Infraero e 20% provenientes dos cofres do Estado.

No momento da abertura da via estarão presentes o secretário estadual de Infra-estrutura, Antonio Carlos Batista Neves, o diretor-geral do Derba, Jorge Tufic, e o presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi.