O vice-governador, Edmundo Pereira, recebeu nesta segunda-feira (24), um grupo liderado pelo embaixador da República Tcheca no Brasil, Ivan Janárek, na Governadoria. A visita do diplomata ocorreu por conta implantação do Consulado Honorário do país europeu em Salvador.

Durante a reunião, Pereira destacou o potencial econômico da Bahia e afirmou que o estado se encontra aberto para receber investimentos em qualquer área, embora tenha dado maior destaque para a mineração. “Temos uma importante jazida de ferro em Caetité e outra de magnezita, em Brumado”, citou.

O vice-governador também ressaltou a política de atração de investimentos estrangeiros adotada pelo Estado nos últimos 18 meses. “Recentemente, o governador [Jaques Wagner] esteve na Suécia e Estados Unidos. Dos dois países, trouxe a garantia de investimentos para a construção de uma fábrica de alimentos em Feira de Santana e a duplicação da unidade da Veracel, no Extremo Sul baiano”.

A relação entre brasileiros e tchecos começou em 1964, quando o país ainda se chamava Tchecoslováquia. Na ocasião, foi assinado um acordo de cooperação técnica e científica entre os dois países. O acordo mais recente entre as nações foi firmado em 2005 e prevê a isenção parcial de vistos.