LOCAL: Município de Mata de São João, região Litoral Norte, a 56 quilômetros de Salvador (Iberostar Praia do Forte).
DATA: 28.11.08 (sexta-feira)
HORÁRIO: 19h

O QUE É: Inauguração oficial do resort Iberostar Praia do Forte.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

INAUGURAÇÃO: Aberto em soft opening (abertura gradativa) desde o início do mês, contará com a apresentação da cantora baiana Margareth Menezes e presença de personalidades baianas.

EMPREENDIMENTO: É o segundo do grupo Iberostar Hotels & Resorts no Litoral Norte baiano, sendo o maior de seus lançamentos em 2008. O Iberostar Praia do Forte é um resort de categoria Premium, o que significa um nível acima do já existente Iberostar Bahia. São 536 apartamentos, todos voltados para a praia, além de seis piscinas que formam 4.000m² de espelho d’água. Orçado em US$ 80 milhões, faz parte de um ambicioso projeto de US$ 250 milhões da rede, que ainda pretende levar à Costa dos Coqueiros um terceiro resort, de categoria ainda maior – a Grand Collection. 

ESTRUTURA: É exclusiva e independente do Iberostar Bahia. Foram construídos um novo centro de convenções com capacidade para até 800 pessoas, anfiteatro para shows noturnos, quatro restaurantes de especialidades e dois de praia, cinco bares, tenda para eventos, mini-clube e piscina para crianças, duas quadras de Squash e três de tênis e uma parede para escalada. Em abril de 2009, o Iberostar Praia do Forte ganhará o El Spa, com autênticos tratamentos de relaxamento e beleza. Os apartamentos têm 46m² – 10 m² a mais que os do Iberostar Bahia. Todos são equipados com TV LCD 32’’.

IBEROSTAR HOTÉIS: A rede espanhola anunciou, em fevereiro deste ano, um faturamento de US$ 808,3 milhões em 2007. O número corresponde a um crescimento de 11% em relação ao que foi obtido no ano anterior (US$ 728 milhões). São mais de 100 hotéis ao redor do mundo, um total de 32.800 apartamentos e mais de 20 mil empregos gerados. Em 2008, outros sete novos hotéis estão sendo inaugurados, em seis países diferentes, sendo um deles o novo resort baiano.
AÇÕES: O governo baiano não vê o segmento turístico apenas como atividade econômica, mas como importante vetor no desenvolvimento do estado. Por isso tem se empenhado na realização de ações que consolidem o Turismo como política de Estado. Entre elas, podemos destacar algumas: 

Nova operação: Em outubro último, uma nova operação aérea passou a funcionar no estado. Resultado do trabalho de captação de vôos do governo estadual, a operação diária Salvador/São Paulo da Webjet atenderá a demanda do trade turístico baiano e do mercado corporativo.

Enoturismo: Lançado no mês passado, o programa objetiva atrair um fluxo contínuo de turistas que possa fomentar o desenvolvimento na região dos Lagos do São Francisco por meio do Roteiro do Vinho Nordestino. Para tanto, o Governo do Estado fará um amplo trabalho de divulgação nos mercados nacional e internacional. Com o Turismo do Vinho as pessoas poderão aprender um pouco mais sobre a cultura da bebida, a partir de visitas guiadas às unidades de produção, e da região, rica em atrativos. Além disso, a diversificação do segmento turístico levará novas alternativas econômicas para a comunidade do local, beneficiando toda uma cadeia produtiva, pois a visitação gera empregos, implantação de novas pousadas e hotéis, aumento do número de vôos e rotas rodoviárias, produção artesanal, melhorias urbanas, atração de eventos, aumento de escolas e faculdades, entre outros benefícios. A expectativa inicial é que com o novo produto o número de visitantes na região aumente para 5 mil por mês.

Disque Bahia Turismo: Em setembro, o Governo do Estado inaugurou o Disque Bahia Turismo, um serviço de call center pelo qual o visitante, ou qualquer cidadão baiano, tem acesso a informações em português, inglês e espanhol sobre todas as 11 zonas turísticas da Bahia. Integra o rol de ações do Serviço de Informação ao Turista (Sintur) e pode ser acessado durante as 24 horas do dia pelo telefone 3103-3103.

Vôos internacionais: A Bahia conta com 15 novos vôos internacionais, totalizando agora 29. Miami, Buenos Aires e Paris são origens de alguns deles. A conquista é fruto das gestões do Governo do Estado junto a União, as empresas aéreas e seus respectivos governos.

Desenvolvimento do Litoral Norte: Em setembro, o governo baiano assinou um protocolo de intenções com a Prima Empreendimentos Inovadores S.A para a implantação do Plano Grande Baixio, um enorme empreendimento turístico no litoral norte da Bahia, que prevê investimento total de R$ 13,6 bilhões ao longo dos próximos 40 anos. Alguns dos pontos fortes do projeto são os aspectos sociais, econômicos e ambientais para que seja um exemplo de sustentabilidade turística. Em área de 6,3 mil hectares, com aproximadamente 14 quilômetros de praia, o plano prevê a implantação de empreendimentos hoteleiros, residências turísticas e de serviços, três campos de golfe, áreas de serviços e lazer à beira mar e áreas comerciais, esporte e lazer, cultura e entretenimento.

Estado e União: A parceria entre os governos tem gerado grandes resultados. Em julho deste ano, foram assinadas ordens de serviço para obras do Programa de Desenvolvimento do Turismo no Nordeste (Prodetur 2) que irão recuperar grandes monumentos do Centro Histórico de Salvador: Palácio Rio Branco, Conjunto do Pilar, Igreja da Ordem Terceira de Nossa Senhora da Conceição do Boqueirão e a Casa das Sete Mortes. As intervenções totalizam investimentos da ordem de R$ 17 milhões.

Serviços: Dois importantes serviços voltados para qualificação do setor turístico foram inaugurados no final do ano passado: o Sintur e o Serviço de Atendimento ao Turista (SAT). O primeiro, além de disponibilizar informações relacionadas ao turismo, oferece capacitação para profissionais do setor. Já o segundo, concentra em um único lugar diversos tipos de informação. Em postos montados em lugares estratégicos, o turista encontra informações sobre hospedagens, atrações turísticas, restaurantes, eventos em geral, passagens aéreas, terrestres e via ferry-boat, entre outras.

Turismo Étnico Afro: O Governo do Estado lançou em 2007 o Programa de Ação do Turismo Étnico Afro da Bahia, que tem como objetivo atrair mais visitantes, sobretudo os afro-descendentes norte-americanos, para a Bahia, aproximando-os de sítios e manifestações culturais vinculados às suas origens. O projeto visa difundir o conceito desse segmento, além de pesquisar e coletar dados que contribuam para a elaboração de políticas públicas e modelos de gestão. A criação por parte do governo baiano de um projeto direcionado ao segmento do turismo étnico foi tão bem aceita, que a iniciativa foi adotada nacionalmente pelo Ministério do Turismo.