O Ministério do Turismo e Governo do Estado vão investir de R$ 17 milhões em infra-estrutura. Os dois termos de repasse de recursos foram assinados nesta sexta-feira (28), durante solenidade realizada na Governadoria.

O primeiro deles, autoriza o repasse de R$ 550 mil para o asfaltamento da estrada Itacaré-Taboquinhas e a reforma do centro de eventos e receptivo turístico do município de Paulo Afonso.

O segundo termo, no valor de R$ 16,8 milhões vai garantir a requalificação urbana do Centro Antigo de Salvador. A reforma vai contemplar a reestruturação urbana da Baixa dos Sapateiros, principalmente na área que compreeende a Barroquinha e o Terminal do Aquidabã, a região do Pilar, o Taboão e a Rua Ruy Barbosa. As obras irão melhorar a acessibilidade, sinalização turística e infra-estrutura da região, e conseqüentemente, a vida dos moradores do local.

“Vai melhorar muito, tanto a questão da infra-estrutura quanto a segurança, o que vai ajudar a atrair os turistas de volta para a nossa região”, afirmou Valdeck Ferreira, comerciante do Centro Antigo.

A requalificação urbana do Centro Histórico faz parte do Plano de Reabilitação Integrado, Participativo e Sustentável do Centro Antigo de Salvador, encaminhado ao ministério pela Secretaria da Cultura (Secult). Para a execução do plano, que prevê a revitalização completa do Centro Antigo, foi criado um Grupo Executivo, formado por 18 representantes da União, do Estado e do Município.

Algumas ações previstas pelo Plano já estão em execução, entre elas, os projetos de implantação da iluminação pública do Pelourinho e da Baixa dos Sapateiros, da iluminação cênica dos monumentos do Centro Histórico e a reconstrução do Mercado de São Miguel. Todos esses projetos estão em processo de contratação de serviços. A previsão é que as obras de requalificação dos acessos ao Centro Histórico sejam iniciadas em abril de 2009, com duração de aproximadamente 10 meses.

Segundo o governador Jaques Wagner, todas as iniciativas em relação à revitalização do Centro Antigo de Salvador são realizadas em benefício principalmente, da população do local. “Nós estamos trabalhando para transformar o Pelourinho e o Centro Antigo num lugar especial não só para conhecer e visitar, mas que tenha a presença dos moradores”, explicou.

O ministro do Turismo, Luiz Barreto, ressaltou as ações do ministério em relação ao turismo na Bahia. Ele destacou regiões baianas importantes para o turismo nacional como a Chapada Diamantina, as regiões de Maraú, Mata de São João, Porto Seguro e Cachoeira e afirmou que já foram investidos mais de R$ 60 milhões no turismo baiano em 2008. “A Bahia é muito importante para o turismo nacional com regiões de grande potencial turístico e, além da infra-estrutura, vamos também investir no turismo étnico e na possibilidade da Bahia sediar um jogo da Copa do Mundo de 2010”, garantiu.

Barreto disse ainda que a crise mundial pode gerar oportunidades para o turismo doméstico. De acordo com o ministro, houve uma redução de 32% nos gastos dos brasileiros no exterior, enquanto o gasto do estrangeiros no Brasil cresceu cerca de 10% este ano.