A segunda pista do complexo viário Dois de Julho que liga Salvador a Lauro de Freitas e Região Metropolitana foi liberada neste sábado, 22. O projeto faz parte do Plano de Aceleração do Crescimento (PAC) e tem investimentos de R$ 33 milhões, oriundos da Infraero e contrapartida do Governo do Estado. Segundo o secretário de infra-estrutura da Bahia, Antônio Carlos Batista Neves, esta é mais uma parceria com o governo Lula que dá certo. “É mais um passo que a Bahia dá para melhorar a trafegabilidade. Esta é a primeira Obra do PAC entregue no Estado. Estamos terminando com três meses de antecedência. Os trabalhos vão beneficiar toda a população que trafega nesta região”, disse o secretário.

Na região trafegam diariamente 60 mil veículos. São 66 metros de pista que vão dar mais agilidade ao tráfego na região, em especial, nos horários de pico, além de viabilizar os trabalhos para conclusão dos serviços de construção de dois viadutos, como explica o gerente de obras Jair Pinho.  “Com a alteração, o trajeto, que antes era feito por meio de uma rotatória e interrompido por duas sinaleiras, agora está sendo realizado de forma direta pela nova via. Além disto, a liberação permitirá o avanço da obra em outros trechos do complexo”, comentou.

Além de ser o único acesso ao Aeroporto Internacional de Salvador, o complexo é um dos principais elos entre as praias do Litoral Norte, a capital baiana e alguns municípios da RMS. O presidente da Infraero, Sérgio Gaudenzi, participou da liberação da pista e acredita que isto vai alavancar o turismo. “Como agora o tráfego aqui vai ser melhor, com certeza o número de turistas que vão conhecer as praias do Litoral Norte vai aumentar. È uma conquista tanto para o governo do Estado, quanto para o Federal”, analisou Gaudenzi.

Com a liberação, além de favorecer o turismo na região, os motoristas como Antônio Macedo, que passam pelo local vão deixar de enfrentar uma situação comum há pelo menos cinco anos: o engarrafamento. “Essa pista aqui vai melhorar e muito a vida da gente. Vamos sair do engarrafamento. Foi ótimo”, disse Macedo.

De acordo com o Departamento de Infra-estrutura de Transporte da Bahia (Derba), cerca de 80% das obras já foram concluídas. O trabalho deve ser finalizado em dezembro – exato um ano depois da assinatura do convênio entre o governo do Estado e a Infraero – quando outros dois viadutos, um pontilhão, além de alças e retornos que permitem as conexões entre os diversos eixos, vão fazer parte do complexo. O diretor geral do Derba, Jorge Tufic, assegura que as obras estão em ritmo acelerado. “Estamos com 750 operários trabalhando das 7h às 22h, diariamente. A expectativa é de que até o mês que vem as obras estejam totalmente concluídas, possibilitando um tráfego melhor para os freqüentadores da região”, completou.

Na última quarta-feira, a liberação de uma das pistas (no sentido contrário, ou seja, Lauro de Freitas / Salvador) já gerou efeitos positivos.