A liberação de uma das pistas do Sistema Viário Dois de Julho gerou um efeito imediato de melhoria das condições de tráfego na região do aeroporto da capital baiana, sentido Lauro de Freitas/Salvador. O trajeto de veículos, que antes era feito por meio de uma rotatória e interrompido por duas sinaleiras, agora está sendo realizado de forma direta pela nova via de 600 metros.

A liberação foi feita logo no início da manhã desta quarta-feira (19), por engenheiros do Departamento de Infra-estrutura de Transporte da Bahia (Derba), policiais do Batalhão Rodoviário da PM e patrulheiros da Superintendência de Engenharia de Tráfego de Salvador (SET).

Os primeiros motoristas a passar pela nova pista comemoraram a nova opção. “Para mim, que moro em Lauro de Freitas, não só essa pista como o novo complexo será muito importante”, disse a professora Sandra Lopes. O taxista Lourival de Jesus Filho afirmou que a obra beneficia um número grande de pessoas de toda a capital, além daquelas que vivem e trabalham em áreas próximas ao aeroporto de Salvador.

O analista de sistemas Reideval Rocha acredita que vai reduzir em 15 minutos o trajeto que faz de casa, em Lauro de Freitas, até o local onde trabalha, na Avenida Tancredo Neves, em Salvador.

Segundo o gerente da obra, Jair Pinho, a alteração do tráfego, com a utilização da nova pista, também será fundamental para a conclusão dos serviços de construção de outros dois viadutos. Orçado em R$ 33,4 milhões – 80% provenientes da Infraero e 20% do Estado –, o complexo terá 11 quilômetros de pista e quatro viadutos, fazendo parte do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC).

O diretor-geral do Derba, Jorge Tuffic, explicou que mais de 75% dos serviços do Sistema Viário Dois de Julho – iniciados em dezembro do ano passado – já foram concluídos. Nos canteiros, o ritmo é acelerado, com 750 operários trabalhando das 7 às 22h.