Os prefeitos eleitos e reeleitos de 356 cidades baianas participaram nesta quinta e sexta-feira (14), do encontro promovido pelo Governo do Estado, através da Secretaria das Relações Institucionais (Serin), em um hotel de Salvador. Durante o evento, que começou com um café da manhã, eles tiveram acesso a informações sobre programas, projetos e ações desenvolvidas pelo poder público estadual.

As atividades de quinta-feira envolveram o credenciamento de prefeitos e assessores. Já no inicio da manhã de sexta, foi exibido um vídeo que abordava iniciativas do governo baiano como os programas Água Para Todos, Topa, Transparência Bahia, entre outros.

O encontro também marcou a implantação do Sistema de Relacionamento Institucional (SRI), ferramenta que vai possibilitar a aproximação do Estado com as prefeituras baianas com mais agilidade, transparência e integração. O serviço que vai oferecer uma senha de acesso para o gestor de cada município está disponível no site da Serin (www.serin.ba.gov.br).

Para o governador Jaques Wagner, é preciso que haja uma relação de respeito entre o governo estadual e as administrações municipais, independente de filiação partidária. “Eu defendo a construção de uma sociedade baseada em valores como respeito, amizade e família, por isso o convite foi extenso a todos os prefeitos eleitos na Bahia. Não vou dizer que não quero ter maioria nos poderes Executivo municipal e Legislativo estadual, mas pretendo conquista-la com hegemonia de idéias e não por imposição”. Wagner defendeu também o debate de idéias e afirmou que o desenvolvimento econômico de estados e municípios está condicionado à inclusão social.

Durante o evento, o governador também encaminhou projeto de lei para Assembléia Legislativa, que prevê a criação do Programa Estadual de Transporte Escolar, que garante o repasse de recursos a prefeituras que fizerem adesão junto ao governo estadual.

Relação de diálogo existe desde o início do governo

O secretário das Relações Institucionais, Rui Costa, afirmou que o diálogo promovido pelo estado e municípios não é uma novidade. Para ele, a realização de 17 conferências regionais que abordaram diversos temas como Saúde, Comunicação, Juventude e Meio Ambiente “é um claro sinal de que o governo estadual prioriza as discussões com a sociedade civil”.

Costa também destacou as relações com os poderes Judiciário e Legislativo e a implantação de programas como o Transparência Bahia, que dá a qualquer cidadão baiano o direito de fiscalizar as contas do governo. “Coisa que nem os deputados tinham no passado”.

O secretário das Relações Institucionais da Presidência da República, Gilmar Domenico destacou como conquista em nível federal dos prefeitos, a instituição do Comitê Federativo e a realização de um encontro com o presidente Luiz Inácio Lula da Silva nos dias 10 e 11 de fevereiro do próximo ano.

Prefeitos aprovam encontro

O prefeito de Muniz Ferreira, na região do Recôncavo Baiano, Antonio Rodrigues, classificou como louvável a iniciativa do estado em convocar os prefeitos e apresentar os projetos do governo. A mesma idéia foi defendida pelo novo gestor de Luiz Eduardo Magalhães, cidade que fica a 1 mil km de Salvador. Segundo Humberto Santa Cruz, o nível de diálogo promovido pelo governo vai ajudar a desenvolver saídas para alavancar o desenvolvimento regional.

Nita Brito, de Madre de Deus, afirmou que a sua cidade sempre trabalho com recursos próprios e que agora conta com o Governo do Estado como parceiro para o desenvolvimento de projetos em comum.

Já o estreante Zé das Virgens, que vai administrar a cidade de Irecê a partir de 1º de janeiro de 2009, destacou que a administração estadual já é um importante suporte para o poder público do município. “Esperamos ter continuidade nessa parceria e conseguir levar as melhorias que a população da minha cidade tanto anseia”. Luiz Caetano, que foi reeleito em Camaçari afirmou que a Bahia vive um momento político inédito baseado em valores republicanos e democráticos.