Após nova reunião no ministério da Defesa, em Brasília, nesta quinta-feira (13), com o Brigadeiro Jorge Godinho, secretário de Aviação Civil, encarregado da coordenação e supervisão do Setor de Aviação Civil, o secretário de Infra-estrutura da Bahia, Antônio Carlos Batista Neves, informou que uma equipe da Anac fará, no início da semana que vem, uma inspeção no aeroporto de Vitória da Conquista para avaliar o projeto de ampliação da pista. Se a Anac aprovar, poderá ser assinado convênio com o Governo da Bahia até o final deste mês viabilizando a liberação dos recursos.

Esse foi o resultado da nova rodada de negociações entre o Governo da Bahia, a Anac e o Ministério da Defesa para a discussão dos projetos de reformas nos aeroportos baianos. A reunião estava marcada desde o início do mês quando a secretária da Casa Civil, Eva Maria Chiavon, e o secretário de Infra-estrutura, Batista Neves fizeram um apelo ao Comandante da Aeronáutica, Juniti Saito, para apressar os projetos de reforma dos aeroportos de Vitória da Conquista e Porto Seguro, que têm recursos encaminhados, mas cujos projetos enfrentam resistências para obter a aprovação da Anac.

Sobre o aeroporto de Porto Seguro, que já está em sua terceira etapa de ampliação, o secretário Batista Neves informou ao brigadeiro Godinho que necessita de autorização urgente da Anac para a construção de um pátio de estacionamento para as aeronaves que chegam ao aeroporto. O problema é que elas não encontram lugar para estacionar, acabam permanecendo na pista e impedindo a chegada dos outros vôos.

“É preciso acelerar a construção do pátio de estacionamento para as aeronaves que chegam a Porto Seguro. O movimento vai aumentar ao final do ano causando congestionamento”, destacou Batista Neves.

Segundo ele, o plano diretor com o projeto de reforma do aeroporto está aprovado desde o governo passado, e a atual gestão tem seguido à risca o que determina as planilhas, mas acredita que as exigências são passíveis de serem contornadas.

“O Governo do Estado está buscando a melhor solução para os aeroportos apostando no transporte modal e na promoção do desenvolvimento. Temos esperança que essa autorização saia o mais rápido possível”, disse o secretário, ao final do encontro.

Participaram da reunião, representantes da Agência Nacional da Avião Civil (Anac), do Departamento de Controle do Espaço Aéreo (Decea), além do brigadeiro Godinho. Todos concordaram com a necessidade de reformas nos dois aeroportos, mas realizarão novas avaliações dos dois projetos.