Publicada às 12:35
Atualizada às 12:45

Diferentemente do que foi divulgado pelo jornal A Tarde na edição desta sexta-feira (14), o Governo da Bahia ainda não definiu o projeto arquitetônico dos empreendimentos que poderão compor o entorno do Estádio Octávio Mangabeira (Fonte Nova). O secretário do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte, Nilton Vasconcelos, dará entrevista coletiva hoje, às 15h, no auditório da secretaria (Segunda Avenida, 200, Centro Administrativo da Bahia), para falar da questão.

O Grupo Técnico da Copa 2014, do Governo do Estado, que tem o assessoramento da Fundação Instituto de Administração da Universidade de São Paulo (USP), escolheu a proposta de modelagem institucional, regime de gestão e operação para o equipamento do consórcio liderado pela KPMG Structured SA.

Critérios jurídicos e econômicos, que levaram em conta financiamento, viabilidade econômica e garantia, apontados na proposta do consorcio foram levados em conta pelo Grupo Técnico para a escolha dessa consultoria.

Caberá à KPMG apresentar parâmetros que garantirão tornar o processo licitatório viável e competitivo para a construção do equipamento esportivo. De acordo com o cronograma da Fifa, 31 de julho de 2009 é a data máxima para o início do processo de licitação.

Estranhamente, a reportagem de A Tarde não ouviu nenhuma fonte do governo sobre a questão. Pelo contrário, a principal fonte consultada pela reportagem foi uma das empresas que não teve sua proposta classificada para o projeto do estádio e para a modelagem institucional. Porém, a proposta desta empresa para o entorno, juntamente com as das outras cinco participantes do procedimento de manifestação de interesse, ainda está sob análise.

Outro fato a considerar é que o Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan) não foi procurado pelo jornal, como afirma o superintendente Carlos Amorim. A declaração utilizada no texto foi tomada há um mês, em outro contexto, do então superintendente em exercício.

Saiba mais:

13/11 – Governo escolhe empresa que fará estudo de modelagem institucional para Fonte Nova