LOCAL: Centro de Educação Desportiva e Profissionalizante (Cedep) – Avenida Suburbana, comunidade de Boiadeiro, s/nº, Novos Alagados.
DATA: 04.11.08 (terça-feira)
HORÁRIO: 9h

O QUE É: Formatura de 400 jovens dos projetos Educar para Construir e Formação pelo Esporte.

INFORMAÇÕES ADICIONAIS:

PROJETOS: Executados pela organização não-governamental Cooperação para o Desenvolvimento e Morada Humana no Cedep, são desenvolvidos com apoio do Programa Jovens Baianos. Oferecem qualificação profissional, com aulas práticas e teóricas, nas áreas de construção civil e atividades desportivas, além de inclusão digital, para jovens com idade entre 16 e 24 anos das comunidades de Novos Alagados, Moradas da Lagoa e entorno.

CAPACITAÇÃO: Do total de formandos, 250 atuarão como ajudantes de pedreiro, pintor, encanador, eletricista e carpinteiro e 150 como agentes multiplicadores do esporte. No ano passado, a indústria da construção civil absorveu 75% dos 120 alunos que passaram pelo curso profissionalizante.

JOVENS BAIANOS: Iniciativa do governo estadual que tem o objetivo de desenvolver e potencializar habilidades e competências na juventude baiana, buscando formar agentes de mudanças do contexto social e utilizando os princípios do Protagonismo Juvenil. A metodologia prevê duas vertentes de trabalho: uma no nível institucional, contemplando organizações não-governamentais (Ong´s) e escolas, e outra no nível comunitário, no levantamento de diagnóstico local, desenvolvimento de atividades culturais e recreativas, dentre outras.

OUTRAS AÇÕES: Mês passado, o Governo do Estado anunciou três ações que fazem parte de um conjunto de reivindicações prioritárias levantadas pelos jovens durante a I Conferência de Juventude da Bahia:

• O lançamento do Programa Trilha marca o compromisso do Executivo com a educação e qualificação profissional. A iniciativa atenderá 80 mil jovens de 107 municípios baianos, até 2010, com intervenções em ensino profissionalizante e cursos técnicos que considerem o desenvolvimento econômico e social de cada território de identidade da Bahia. Cerca de R$ 90 milhões serão destinados para formação desses jovens, o que torna o “Trilha” o maior programa estadual de juventude do país.

• Com a criação do Conselho Estadual de Juventude (Cejuve), os jovens agora têm participação garantida na elaboração, acompanhamento e avaliação da política estadual de juventude, além de promover a realização de estudos, debates e pesquisas sobre a realidade do segmento na Bahia. O Cejuve será formado por 30 membros, em sua maioria da sociedade civil organizada, e terá caráter consultivo.

• Já a adesão do Governo do Estado ao Pacto pela Juventude do governo federal representa a preocupação dessa gestão em transformar propostas em realidade, na medida em que compartilha do objetivo de unir agentes governamentais e sociedade civil em torno da discussão sobre as políticas públicas para a juventude.

CONFERÊNCIA DA JUVENTUDE: Realizada entre os dias 28 e 30 de março deste ano, apresentou como diretrizes principais o desenvolvimento e execução de políticas públicas específicas para a juventude baiana, voltadas para o trabalho, à cultura e o combate à violência.