Das 23 praias de Salvador analisadas pelo Instituto do Meio Ambiente (IMA), apenas a da Pedra Furada, localizada na Península de Itapagipe, foi considerada imprópria para o banho.

As praias consideradas próprias para o banho foram as de São Tomé de Paripe, Periperi, Penha, Bogari, Boa Viagem, Roma, Canta Galo, Porto da Barra, Santa Maria, Farol da Barra, Ondina, Rio Vermelho, Amaralina, Pituba, Armação, Boca do Rio, Corsário, Piatã, Placaford, Itapuã, Farol de Itapuã e Stella Maris.

O IMA alerta que em período chuvoso é desaconselhável o banho de mar devido ao aumento considerável de bactérias nas praias. E mesmo em dias de sol o banho deve ser evitado próximo às saídas de esgoto, desembocadura dos rios urbanos, córregos e canais de drenagem, por causa do aumento da concentração bacteriana nas águas.

O boletim de balneabilidade das praias de Salvador é realizado com base nos resultados de exames bacteriológicos feitos em amostras colhidas durante cinco semanas consecutivas.

A praia é considerada própria quando apresentam, numa média de 80 por cento das amostras, menos de um mil coliformes fecais por 100 mililitros de água. Esses critérios foram estabelecidos pela portaria 274/2000 do Conselho Nacional de Meio Ambiente (Conama).

O IMA também solicita aos banhistas e freqüentadores que mantenham as praias limpas evitando a poluição das águas. Outras informações podem ser obtidas pelo Disque Meio Ambiente, que atende gratuitamente pelo telefone 0800-711400.