Quarenta tourinhos das raças Gir Leiteiro e Guzerá, com registro genealógico definitivo e idades variando entre 23 e 40 meses, da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), serão leiloados neste sábado (8).

O evento, que tem como objetivo o repasse de animais geneticamente superiores para os produtores baianos, visando a melhoria do plantel estadual, acontece na Estação Experimental da empresa (antiga Fazenda Monta), no município de Itaberaba, a partir das 10h.

Dos 40 tourinhos, 28 são da raça Gir Leiteiro, e 12 da raça Guzerá, de linhagem leiteira, aptos para reprodução. Todos os animais são oriundos de plantéis dos melhores criadores do país, e as suas avaliações fazem parte do Programa Nacional de Melhoramento Genético da Raça, coordenado pela Embrapa Gado de Leite.

O plantel de Gir Leiteiro, trabalhado na Estação de Itaberaba, teve a sua origem no tradicional plantel do Centro Nacional de Pesquisa em Gado de Leite (CNPGL), da Embrapa, que vem sendo melhorado desde 1938, no Campo Experimental João Pessoa, localizado em Umbuzeiro/PB.

Já os animais da raça Guzerá, oriundos da Estação Experimental Cruzeiro do Mocó, em Feira de Santana, têm sua base genética construída a partir de espécies descendentes do antigo plantel do Instituto de Pesquisa Agrário (Ipeal).

De acordo com o coordenador do Projeto Gir Leiteiro, da EBDA, e um dos responsáveis pelo leilão, Itamar Dias Monteiro, o propósito do programa é promover o melhoramento genético da raça, por meio da identificação e seleção de touros geneticamente superiores para a produção de leite e gordura e para as características de conformação e manejo.

Estão envolvidos nos programas de melhoramento da EBDA, diversos órgãos públicos e privados como a Associação Brasileira de Criadores de Gir Leiteiro (ABCGIL), a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ) e empresas estaduais de pesquisa e extensão rural, centrais de coleta e distribuição de sêmen e fazendas particulares.

Os animais estão à disposição dos interessados para vistoria na Estação Experimental de Itaberaba, (KM 01 da rodovia Itaberaba/Iaçu), em horário comercial. Outras informações poderão ser obtidas pelos telefones (75) 3251- 0864/1716.