Com o objetivo de melhorar a produtividade do camarão, por meio de medidas sanitárias e boas práticas de manejo, a Bahia Pesca, em parceria com a Agência Estadual de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), realiza, nesta terça-feira (4), o debate Boas Práticas de Manejo e Biossegurança na Produção de Organismos Aquáticos. O encontro acontece na sede da Associação dos Produtores de Camarão de Canavieiras, a partir às 8h30.

Durante o evento serão debatidos medidas e programas sanitários para evitar a exposição dos animais aquáticos aos agentes infecciosos, porque a ocorrência de enfermidades traz impactos econômicos na vida dos produtores, sobretudo, num pólo onde a cultura do camarão é tão importante como no município de Canavieiras, a 550 quilômetros de Salvador, na região sul.

Práticas preventivas serão apresentadas pelo professor da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN), Pedro Martins. Ele irá demonstrar formas corretas de higienização e desinfecção de veículos, instalações e equipamentos, controle de parasitas e vetores de doenças, controle de roedores e moscas.

Ainda no encontro, o especialista em biologia marinha e consultor da Bahia Pesca, Marcelo Lima, apresentará as ações da empresa no pólo de produção aquícola de Canavieiras.

O evento conta com o apoio Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento (Mapa), da Associação Brasileira de Criadores de Camarão (ABCC) e da empresa privada Bayer Saúde Animal.