A previsão do tempo para Salvador e Região Metropolitana, neste final de semana, é de sol e calor. Segundo o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima (Cemba/Ingá), não há previsão de chuvas para a capital. O céu ficará parcialmente nublado (com poucas nuvens) a claro, com mínimas variando entre 20ºC e 22°C, e máximas entre 31ºC e 33°C. O tempo permanece sem chuvas também nas regiões Nordeste e do Recôncavo Baiano.

Entre esta sexta-feira e domingo (14 a 16) o nível de Radiação Ultravioleta (IUV) deverá ficar entre 12 e 13, ou seja, na categoria extrema, segundo a Organização Mundial de Saúde (OMS). Essa elevada radiação é conseqüência da permanência da massa de ar quente e seco no Nordeste brasileiro, que reflete na redução da nebulosidade em grande parte dessa região.

A frente fria que começa a apontar pelo Sul do estado vinda do Sudeste brasileiro pode ser a solução para pôr fim ao período de estiagem – previsto para terminar em setembro -, mas que perdura nessa primeira quinzena do mês de novembro.

Nas outras regiões da Bahia e do restante do Nordeste do país, que ainda recebem influência da massa de ar quente e seco, mantém o céu ensolarado nas regiões Norte, Nordeste, Recôncavo e em parte das regiões do São Francisco e também na Chapada Diamantina.

Para o final de semana, o tempo ficará com céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas nas regiões do São Francisco e Oeste. Para as regiões Sudoeste e Sul, a previsão também é de céu nublado a parcialmente nublado com chuvas fracas. Já no Norte do estado, o céu deverá ficar claro. E na região da Chapada Diamantina, o céu deverá ficar parcialmente nublado a claro, com chuvas fracas e isoladas.

Segundo o Centro Estadual de Meteorologia do Instituto de Gestão das Águas e Clima, a previsão dessa frente fria tem recebido interferência da Zona de Convergência do Atlântico Sul (fenômeno meteorológico que traz umidade da Amazônia para as Regiões Centro-Oeste, Sudeste e parte do Nordeste brasileiro).

Em todo o litoral baiano, a maré alta deve variar entre 1,8 e 2,3 metros de altura e deve atingir seus máximos em torno das 3 e 15 horas. As alturas mínimas deverão ocorrer em torno das 9 e 21 horas, com valores variando entre 0,2 e 0,5 metros. A previsão de ondas indica que elas terão agitação fraca e com altura máxima chegando a 1,5 metros.