Na Bahia, desde o registro do primeiro caso de Aids, em 1984, até agosto deste ano, foram notificados 9.319 casos em adultos. De 2000 a 2007 as estatísticas apontam 5.025 casos em adultos, entre estes, 470 casos acima de 50 anos Destes, 324 são homens.

O número de casos de Aids na faixa dos 50 anos, desde o início da epidemia, mostra uma tendência crescente, com uma média anual de 35 casos novos de Aids nos homens desta faixa etária.

Diante desse quadro, o Ministério da Saúde vai lançar uma campanha para marcar o Dia Mundial de Luta Contra a Aids, tendo como alvo os homens acima de 50 anos.Com o slogan “Sexo não tem idade. Proteção também não", a campanha abordará assuntos ligados à sexualidade como o uso do preservativo e dicas para melhorar a relação sexual depois dos 50.

A data também será lembrada pela Secretaria de Saúde do Estado da Bahia (Sesab) que, em consonância com o Programa Nacional DST/Aids, a realizará, na segunda-feira (1), no Farol da Barra, das 6h30 às 12h, um evento no qual vai oferecer testagem rápida para triagem do HIV, além de distribuição de material educativo e preservativo.

A atividade conta com parceria do Programa Estadual de Controle da Tuberculose, Centro de Referência Estadual de DST/Aids (Creaids), Secretaria Municipal de Saúde de Salvador/Programa Municipal de DST/Aids e Programa Municipal de Controle da Tuberculose, Rede Nacional de Pessoas Vivendo com HIV e Movimento Nacional das Cidadãs Posithivas.

Boletim Epidemiológico divulgado pelo Programa Nacional de DST/HIV/Aids, em 2007, informa que de 1980 a junho de 2007 foram notificados 474.273 casos de Aids no país, sendo 289.074, no Sudeste, 89.250, no Sul, 53.089, no Nordeste, 26.757, no Centro Oeste, e 16.103, no Norte.

Em todo o Brasil e nas regiões Sul, Sudeste e Centro Oeste, a incidência de Aids tende à estabilização. No entanto, nas regiões Norte/Nordeste, a tendência é de crescimento.

Segundo dados preliminares de 2008 (janeiro a novembro) foram notificados 333 casos de Aids em adultos, sendo 39 casos em pessoas acima de 50 anos, e 18 casos em pessoas do sexo masculino. No mesmo período, observa-se que os casos de Aids em maiores de 50 anos representam 12% do total de casos em adultos, enquanto que em 2001 representavam apenas 7%.

“É preciso somar esforços para enfrentar a epidemia nesta faixa etária, principalmente entre os homens. O maior desafio é conscientizá-los quanto à importância do uso do preservativo”, enfatiza a coordenadora do Programa Estadual de DST/Aids, Maricélia Macedo.