Com o tema Diabetes nas Crianças e Adolescentes, o Centro de Diabetes e Endocrinologia da Bahia (Cedeba), da Secretaria Estadual da Saúde (Sesab), promove na sexta-feira (14), das 9 às 12h, no auditório do Centro de Atenção à Saúde Professor José Maria de Magalhães Netto (CAS), atividades alusivas ao Dia Mundial do Diabetes.

O objetivo do evento, segundo a diretora da Cedeb, Reine Chaves, é alertar a população para os sinais, sintomas e fatores de risco da doença, “propiciando ações de orientação na busca da prevenção e tratamento do diabetes, com ênfase na luta para que nenhuma criança fique sem tratamento ou morra por causa da doença, considerada um problema de saúde pública”.

Dados estatísticos mostram que no Brasil 7% da população na faixa etária entre 30 e 79 anos tem diabetes, índice que aumenta para 20% na população acima de 70 anos. Na Bahia, dados levantados até maio deste ano estimam a existência de 441 mil portadores de diabetes, uma prevalência de 4,7% da população.

O Dia Mundial do Diabetes é lembrado em mais de 140 países, por iniciativa da Federação Internacional de Diabetes, com apoio da Organização das Nações Unidas (ONU). No Brasil, a data é comemorada pelo Ministério da Saúde e Sociedade Brasileira de Diabetes, com a parceria das secretarias estaduais da Saúde, visando massificar informações sobre a doença e a importância de serem adotadas as medidas de prevenção.