A Secretaria da Saúde do Estado (Sesab) promove, nesta terça (18) e quarta (19), no Grande Hotel da Barra, o Encontro Estadual do Programa de Controle da Tuberculose. Durante o evento será feita uma avaliação sobre a situação da tuberculose no Brasil, a partir do Fundo Global, e na Bahia, a partir das ações realizadas.

O primeiro dia de discussões terá como foco a participação da sociedade civil e o controle social na luta contra a doença, destacando as parcerias já firmadas e a atuação do Fórum Baiano e do Comitê Metropolitano de Combate à Tuberculose. Nesse mesmo dia, será discutido também a implementação e o fortalecimento da Estratégia DOTS (Tratamento Diretamente Observado de curta duração).

Já na quarta-feira (19), serão apresentadas e discutidas questões técnicas ligadas às experiências bem sucedidas do Programa de Controle da Tuberculose (PCT), em Diretorias Regionais de Saúde (DIRES), municípios prioritários e em Distritos Sanitários de Salvador, assim como a participação da Assistência Farmacêutica no PCT, Acompanhamento Nutricional do portador de tuberculose, Educação Permanente em Saúde, Co-infecção TB-HIV/Aids e tuberculose em populações vulneráveis.

Outros temas, que serão debatidos no encontro, referem-se às perspectivas no tratamento da tuberculose, estudos sobre o uso de novas drogas e as Micobacterioses de Crescimento Rápido. A organização do encontro espera a contribuição de cada participante para o fortalecimento das ações de controle e da participação social em Tuberculose na Bahia.