Técnicos da Diretoria de Vigilância Epidemiológica (Divep) e da 1ª Diretoria Regional de Saúde (Dires) começam a treinar nesta quarta-feira (26), 50 marinheiros que vão atuar no combate à dengue. O treinamento acontece pela manhã, com parte teórica, no Hospital Naval. Na quinta (27), também pela manhã, na Base Naval de Aratu, acontecerá o treinamento prático. Com isso, os militares treinados serão responsáveis pelo controle dos focos do mosquito Aedes aegypti nas instalações militares da Marinha.

Com a chegada do verão e o início da temporada de chuvas, os técnicos da Divep chamam a atenção para os cuidados, que devem ser redobrados, com os possíveis focos do mosquito. A participação da população é fundamental no processo de combate à dengue principalmente dentro de casa, com a eliminação de recipientes que podem acumular água parada, servindo de criadouro do mosquito transmissor da doença. Outras medidas de prevenção são manter as lixeiras tampadas e secas, não jogar lixo em terrenos baldios, cobrir bem os pneus ou guardá-los em locais fechados.

Na Bahia, até a primeira semana de novembro, foram notificados 35.035 casos de dengue, correspondendo a um aumento de 173,4% em relação ao mesmo período de 2007, quando foram notificados 12.813 casos. Em Salvador foram registrados 3.387 casos. Quanto às formas graves da doença, foram confirmados 216 casos no estado, com 12 óbitos. Em Salvador, 49 casos confirmados e um óbito.