Santo de Casa Faz Milagres. Esse é o nome projeto implantado pelo Hospital Geral Prado Valadares (HGPV), em Jequié, na Unidade de Coleta e Transfusão (UCT), para mobilizar seus profissionais a doarem sangue.

Durante seminário realizado na quarta-feira (12), no auditório do hospital, o diretor do HGPV, Gilmar Vasconcelos, enfatizou a importância dos profissionais praticarem esse tipo de solidariedade, “porque são pessoas que convivem de perto com a falta de sangue e sabem o que representa uma bolsa de sangue para a manutenção da vida”.

Participaram do evento, as técnicas Rita Cabral e Jandira Cruz, representando a Fundação de Hematologia e Hemoterapia da Bahia (Hemoba). A equipe da UCT organizou uma vasta programação, com duas palestras e apresentação do projeto, que foi encerrada com depoimento de doadores voluntários de sangue.

A UCT/HGPV é responsável pela coleta de sangue e fornecimento de hemocomponentes para os pacientes dos hospitais da microrregião de Jequié. Atualmente são coletadas mais de 650 bolsas de sangue por mês, na unidade.