A Diretoria de Vigilância Sanitária e Ambiental (Divisa), da Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), realiza, nesta quinta-feira (27), no seu auditório, o Seminário Ampliação da Rede dos Hospitais Colaboradores.

O objetivo é discutir a ampliação da rede de hospitais colaboradores e sentinelas na Bahia. A Divisa é a gestora do Sistema de Notificação em Vigilância Sanitária (Notivisa) e responsável pela vigilância da pós-comercialização nas áreas de fármacos, tecno e hemovigilância, saneantes, cosméticos, suplementos alimentares e agrotóxicos.

Atualmente, existem três Hospitais Sentinelas no estado – São Rafael, Santo Antônio e o Universitário Professor Edgard Santos (das Clínicas). Recentemente, foi incluído o Hospital Santa Isabel, além de outros hospitais colaboradores que notificam queixas técnicas e eventos adversos, nas diversas áreas.

Segundo a coordenadora do Suporte Estratégico, Emília Sena, a Divisa recebe informalmente consultas de outras instituições da rede da Sesab, relativas às suspeitas de eventos adversos e queixas técnicas que não são encaminhadas por meio do Notivisa.

“A partir desse seminário, do estímulo à implantação das Gerências de Risco nesses hospitais, em articulação com os Núcleos de Epidemiologia e Comissões de Infecção Hospitalar, e dos processos de capacitação que serão oferecidos pela Divisa, entendemos ser possível ampliar o número de hospitais colaboradores e, por conseqüência, diminuir a subnotificação de queixas técnicas e eventos adversos do nosso estado”, acrescenta a coordenadora.

Participam do seminário, representantes da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), do Instituto do Coração (Incor-SP), dos hospitais Universitário Onofre Lopes (Natal-RN), das Clínicas (BA), Santo Antônio, São Rafael, e Divisa/Divep.