Para marcar o Dia Nacional de Combate ao Câncer, nesta quinta-feira (27), a Secretaria da Saúde do Estado (Sesab), por meio do Centro Estadual de Oncologia (Cican), vem realizando uma série de palestras para esclarecer sobre a doença. Às 8 horas desta quinta-feira, na sala de recepção do Cican, a enfermeira Tereza Gomes fala sobre Detecção precoce do câncer de mama. No sábado (29), as atividades serão encerradas no Cican, com a realização de um mutirão, das 8 às 13 horas, onde serão oferecidas consultas e exames complementares para a comunidade.

Ainda no sábado, com o intuito de chamar a atenção e mobilizar a população para o conhecimento de medidas preventivas, a Sesab, via Área Técnica da Mulher e 1ª Diretoria Regional de Saúde, promove, a partir das 9 horas, do Farol da Barra a Ondina, uma Grande Caminhada para uma Vida Saudável na Luta contra o Câncer.

Incidência do câncer de mama

De acordo com o Instituto do Câncer (INCA) o câncer de mama, em 2008, como nos anos anteriores, se mostra como o mais incidente em mulheres, tanto no Brasil como na Bahia. Relatório da Organização Mundial da Saúde (OMS) informa que o número estimado de novos casos no mundo aumentará de 10 milhões, em 2000, para 15 milhões em 2020, e 60% de todos os novos casos ocorrerão nos países menos desenvolvidos. Na Bahia, em 2008, segundo dados do INCA, 1.790 mulheres adoecerão por este tipo de câncer, com risco estimado de 25 novos casos para cada 100 mil mulheres. Em Salvador, serão 710 mulheres, com risco estimado de 51 novos casos para cada 100 mil mulheres.