A partir de dezembro, a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) fará a coleta de resíduos químicos, biológicos e de saúde dos laboratórios e clínicas odontológicas da instituição localizadas dentro e fora no campus.

O serviço, antes prestado pela Prefeitura Municipal, é agora legalmente de responsabilidade da própria empresa ou órgão público gerador do resíduo. O plano de coleta será tema de reunião, no dia 2 de dezembro, entre técnicos da Unidade de Infra-Estrutura e Serviços da Uefs (Uninfra), diretores de departamentos e coordenadores de laboratórios geradores de resíduos de laboratórios.

A empresa prestadora do serviço, a Serquip – Tratamento de Resíduos Limitados, de Simões Filho, enviará representante à reunião para orientação sobre procedimentos relacionados à coleta e preenchimento de formulários (termo de responsabilidade e ficha de identificação do produto).

A coleta sistemática evitará que os resíduos sejam descartados de maneira inadequada, o que pode provocar a contaminação do ambiente e propagação de doenças, como alerta Wilma Mascarenhas Cova, chefe da Uninfra.