O Plano de Coordenação de Segurança que será implantado durante a Cúpula Salvador/Costa de Sauípe, prevista para o período de 15 a 17 de dezembro, foi apresentado, nesta sexta-feira (21), na 6ª reunião do Comitê Organizador.

O evento, organizado pelo Governo do Estado e pelo Itamaraty, acontecerá em Costa do Sauípe, no Litoral Norte, envolvendo diretamente mais de 2.200 homens no esquema de policiamento. O efetivo cumprirá ostensivamente a missão a partir das 16h do dia 13 até às 18h do dia 18 de dezembro.

O maior evento político já realizado na Bahia vai reunir 33 Chefes de Estado e congregar quatro Cúpulas. A da Calc (América Latina e Caribe), a do Mercosul e as extraordinárias, Unasul (União das Nações Sul-americanas) e a do Grupo do Rio.

Em linhas gerais, o esquema de segurança possui comando e controle dos sistemas de comunicação (rede de rádio, rede de telefonia celular, vídeo conferência, rede de telefonia via-satélite, entre outras), destacamento contra-terror (evitar ações terroristas), controle do estacionamento e de circulação de pessoas, defesa aeroespacial (controle do tráfego aéreo e meios de artilharia), defesa marinha (estabelecendo limites de trafegabilidade no mar), prevenção e combate a incêndios e um centro cartorial, com equipes das polícias Civil, Militar, Federal e o Exército, peritos e legistas.

Um hospital de campanha será montado em Costa do Sauípe, numa parceria entre o governo baiano e o Exército. A unidade hospitalar estará equipada com instrumentos de última geração, centro cirúrgico e UTI, e a equipe médica apta para realizar procedimentos de alta complexidade, caso seja necessário.

Mais de três mil pessoas, entre Chefes de Estado e comitivas, lideranças políticas, sindicalistas e jornalistas, são esperadas para a Cúpula.

Diversos eventos precursores vão acontecer a partir do dia 11 de dezembro. Serão encontros de lideranças sindicais do Mercosul, partidos políticos de esquerda e da sociedade civil organizada.

No dia 15, precedendo as quatro cúpulas, haverá uma plenária para a integração mercosulina, da qual o governador Jaques Wagner será o anfitrião. Trata-se do Foro Consultivo de Governadores e Prefeitos do Mercosul, que contará com a presença de aproximadamente de 100 autoridades de diversos países. Os debates do Foro precedem e servem de base para as discussões da Cúpula do Mercosul.

Na Cúpula Salvador/Costa de Sauípe, os Chefes de Estado dos países participantes terão a oportunidade de discutir a integração com foco no desenvolvimento, aprofundar e potencializar interesses comuns, avaliar os impactos na economia com a crise internacional, além de fortalecer as relações multilaterais dessas regiões.

De acordo com o Cônsul-Geral do Brasil no Uruguai e membro internacional do Comitê Organizador das Cúpulas, Rui Pereira, todas as atenções do mundo estarão voltadas para Salvador durante o evento, devido ao interesse midiático nacional e internacional. “Salvador irá exercer um grande poder gravitacional. O fato vai impactar positivamente na economia baiana, gerando empregos e oportunidades para o estado”, disse.

O chefe de gabinete do Estado e representante regional do comitê organizador das Cúpulas, Fernando Schmidt, disse que a realização do evento em Salvador “é conseqüência do protagonismo de política internacional implantado pelo governo estadual”.