Aproximar a Polícia Militar da sociedade e mostrar que, além da força repressiva, a corporação presta serviços à comunidade. Com esse objetivo, a PM realizou, nesta sexta-feira (28), na Escola Estadual Antônio Sérgio Carneiro, em Tancredo Neves, o programa Ação de Serviço Social, atividade que integra o conceito de trabalho da Polícia Cidadã.

Durante todo o dia, os moradores do bairro tiveram à sua disposição, serviços como emissão de carteira de identidade, consultas médicas e odontológicas, além de palestras e vídeos sobre educação para o trânsito, demonstração de procedimentos contra incêndio, de equipamentos, de técnicas de salvamento e resgate.

Os participantes assistiram ainda a demonstrações de grupamentos especiais da PM como o Grupamento Aéreo, as motocicletas do Esquadrão Águia e os cachorros adestrados do Batalhão de Choque, e receberam informações sobre seus direitos, num posto avançado do Ministério Público.

As crianças foram orientadas sobre escovação e receberam um kit de higiene bucal. As mães aprenderam como devem agir quando o recém-nascido ficar engasgado.

“A primeira atitude é ligar para o número 193, do Corpo de Bombeiros, e pedir orientação a um dos nossos homens. Enquanto isso, algumas ações podem ser desenvolvidas pela própria mãe. Tudo isso estamos mostrando aqui”, afirmou a tenente Maracy.

Um trabalho que chamou atenção da dona de casa Ana Meire de Oliveira, moradora de Tancredo Neves, foi o projeto de Incentivo ao Aleitamento Materno do Corpo de Bombeiros, que presta orientações sobre a importância da amamanetação e faz a coleta do leite nas residências e transporta até hospitais e maternidades.

É uma coisa muito bonita, um trabalho de apoio às mães que por algum problema não conseguem amamentar seus filhos, ou de crianças internadas em hospitais e que precisam muito desse alimento precioso”, disse.

De acordo com o coordenador geral do evento, coronel Péricles de Oliveira, a próxima edição do programa será no bairro do Nordeste de Amaralina. A idéia é que seja realizado a cada quinzena, numa localidade carente da cidade.

Além de demonstrar para a população todo o leque de serviços e ações que a PM faz diariamente em todo estado, seja por meio do Corpo de Bombeiros, do Salvar ou do trabalho da Polícia Rodoviária, essa atividade tem o objetivo de aproximar cada vez mais a Polícia Militar do cidadão, para que ele veja no policial um aliado, um amigo em quem pode confiar nos momentos mais difíceis”, explicou Oliveira.

Ainda de acordo com ele, o bairro de Tancredo Neves foi escolhido para iniciar a atividade por ter atualmente altos índices de violência. “A comunidade precisa ver a polícia de outra forma, e esse dia de hoje foi muito produtivo para nossos alunos e os moradores, que puderam ver e conhecer de perto as diversas ações desenvolvidas pela PM para, juntos, construirmos uma sociedade melhor”, afirmou a diretora da Escola Antônio Sérgio Carneiro, Conceição Dias.