Com um acréscimo de mais de um milhão de atendimentos em dois anos, a rede SAC ganha três novos postos na capital – nos bairros de Pernambués, Pau da Lima e no Salvador Shopping.

A ampliação crescente da demanda por serviços em Salvador gerou a necessidade de ampliação da rede. Só em 2007, os postos SAC, na capital, realizaram 6,3 milhões de atendimentos contra 5,7 milhões no ano passado – crescimento de 10% no número de atendimentos.

Para este ano, a Secretaria da Administração do Estado (Saeb) trabalha com a expectativa de totalizar 6,5 milhões de atendimentos. Já foram contabilizados, 5,1 milhões até outubro.

Por conta da crescente demanda, a Saeb retomou a expansão da rede SAC, que passará a contar com 28 unidades de atendimento – onze na capital e 17 no interior.

Das novas unidades, duas estão instaladas em bairros populares e seguem o mesmo padrão de qualidade. A iniciativa integra o programa Você Cidadão, de qualificação do atendimento ao cidadão, instituído com o objetivo de tornar mais igualitário e eficiente o padrão da prestação de serviços, nos postos da rede SAC enos órgãos da administração pública estadual.

Em outubro foi entregue uma unidade SAC, no bairro de Pernambués. No dia 13, será a vez da comunidade de Pau da Lima, e até o final de fevereiro de 2009, passa a funcionar o posto no Salvador Shopping, com capacidade para realizar mais de quatro mil atendimentos mensais. Já foi assinado o contrato de locação da área entre o Governo do Bahia e a administração do shopping.

O novo posto irá funcionar na área de serviços do Shopping, com área de 1.520 metros quadrados. Serão 168 funcionários para atender o público nos dois turnos de atendimento.

As obras para adequação do espaço, sob responsabilidade do Salvador Shopping, terão início na segunda-feira (1°) e devem durar 45 dias, para reparos de infra-estrutura, e mais 30, para implantação de mobiliário, equipamentos, rede lógica e telefônica, pela Saeb.

“Depois de uma década sem expansão na capital, entregamos esses novos postos. Salvador e seus 2,8 milhões de habitantes passam a contar com onze postos SAC na capital, e com mais qualidade no atendimento, uma vez que estamos remodelando todo o padrão de infra-estrutura e de serviços da rede”, afirmou o secretário Manoel Vitório.

No posto SAC do Salvador Shopping, onze órgãos parceiros oferecerão serviços na nova unidade – Detran, Polícia Federal, Serviço de Atendimento Judiciário (SAJ), Secretaria de Segurança Pública (Instituto de Identificação Pedro Melo e Cedep), Junta Comercial da Bahia (Juceb), Superintendência de Receita Federal (CPF), Procon, Tribunal Regional Eleitoral, Banco do Brasil e Banco Popular.

De acordo com o Superintendente da SAC, Flávio Amorim, além de serviços na área de emissão de documentos – carteira de identidade, carteira de Trabalho, antecedentes criminais, intermediação de mão-de-obra e CPF – a Saeb estuda ampliar os serviços do Detran, ofertando também registro de veículos.

Eficiência

Entre as ações já concretizadas pelo programa Você Cidadão estão também a instalação de três unidades compactas de oferta de serviços públicos. Os Pontos Cidadãos foram entregues no interior do estado nos municípios de Central, no semi-árido, e Presidente Tancredo Neves, no Baixo Sul, e mais um será inaugurado nesta sábado (29) em Inhampube.

Os pontos disponibilizam serviços de emissão de documentos básicos com prazo máximo de 15 dias – nestes municípios o cidadão aguardava em média dois meses por uma carteira de trabalho.