Um dos destaques do Bahiatec – Feira de Tecnologia & Simpósio Internacional de Inovação, que acontece desda quarta a sexta-feira (19 a 21), no Hotel Pestana, em Salvador, com inscrições gratuitas, será a apresentação de Terry Shinn, diretor sênior do centro nacional de pesquisa científica de Paris e professor da Sorbonne. Ele realizará palestra sobre a experiência francesa na interação entre empresas e universidades.

Especialista em Sociologia da Ciência, o pesquisador vai explicar o impacto na economia francesa causado pela Lei de Inovação, que entrou em vigor em 1994.

“A Lei de Inovação do Brasil foi aprovada 10 anos depois. Portanto, vai ser de extrema importância conhecer o exemplo francês”, explica o diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Elias Ramos de Souza, lembrando que a Lei de Inovação da Bahia está em tramitação na Assembléia Legislativa.

Os interessados em participar podem se inscrever pelo site www.promobahia.com.br/inovacao2008/ , onde também está disponível a programação.

Atrações

Outras palestras que devem atrair a atenção do público serão proferidad por Gary Evans, da Angle Technology, empresa norte-americana de comercialização de tecnologia, e Miriam Bekkouche, que representa o governo do Canadá na relação com outros países quando o assunto é ciência, tecnologia e inovação.

Experiências brasileiras também serão apresentadas durante o simpósio, a exemplo das pesquisas desenvolvidas no Centro de Estudos e Sistemas Avançados do Recife, por Eduardo de Almeida.

Os participantes do simpósio também vão assistir às palestras de Evandro Mirra e Silva, presidente da Agência Brasileira de Desenvolvimento Industrial (ABDI), e de Ricardo Portella, do centro de pesquisa da Petrobras. O Bahiatec integra a Semana Global de Empreendedorismo, período em que são realizados, em todo o mundo, eventos com foco na inovação tecnológica.

O evento é uma iniciativa da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) e da Fapesb, que têm como parceiros, o Ministério de Ciência e Tecnologia (MCT), o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae/BA), a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb) e o Centro Internacional de Negócios da Bahia (Promo).