O resultado do Edital de Apoio a Incubadoras de Empreendimentos Econômicos Solidários da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb) foi divulgado, nesta quinta-feira (13), no portal www.fapesb.ba.gov.br . No total, foram contemplados 16 dos 21 projetos recebidos, que concorreram a recursos totais no valor de R$ 4 milhões.

Das 16 incubadoras aprovadas, oito são universitárias, seis territoriais e duas temáticas. As incubadoras universitárias têm como característica favorecer a interação da comunidade onde o empreendimento será instalado com universidades e centros de pesquisa. Já as incubadoras de caráter temático vão atuar no segmento produtivo específico da pesca, cujo público assistido é formado por pescadores e marisqueiras.

As seis incubadoras aprovadas na modalidade Territorial vão desenvolver atividades econômicas próprias da vocação do território onde o empreendimento será implantado. Entre os contemplados, estão pesquisadores de universidades públicas e privadas,e representantes de organizações não-governamentais, cooperativas e associações da sociedade civil.

“Além do favorecimento à geração de emprego e renda, usamos como critério para aprovação das propostas a sustentabilidade dos empreendimentos nos aspectos econômicos, sociais, políticos e de gestão”, explica o diretor de Inovação da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb), Elias Ramos de Souza.

Os coordenadores e parte da equipe executora dos projetos aprovados participarão de uma oficina de incubação, realizada pela Secretaria de Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), que, ao lado da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), é parceira da Fapesb na execução do Edital.