Quarenta inventores baianos, entre alunos de graduação, mestrado e doutorado, além de inventores livres, apresentaram nesta quinta-feira (6) os projetos de sua autoria para o Concurso de Idéias Inovadoras da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado da Bahia (Fapesb). A apresentação é a segunda fase de avaliação das propostas enviadas para o concurso, que recebeu um total de 101 projetos.

Entre as idéias concorrentes, está um sensor que será usado para um antigo problema enfrentado pelos motoristas: o ponto cego. De autoria de Vitor Costa, aluno de Engenharia Mecatrônica da Universidade Salvador (Unifacs), o objetivo é ajudar os motoristas no momento da mudança de faixa.

“Para evitar que um carro ‘feche’ a passagem do outro, o sensor ‘enxergará’ o outro carro pelo motorista e o avisará com um sinal sonoro e com uma mudança na cor da seta no painel, que de verde passará a ficar vermelha”, explicou o estudante.

Resíduos orgânicos abastecerão central de gás em condomínios. Esta é uma outra idéia que está concorrendo na categoria Graduandos e pertence aos alunos de Engenharia Ambiental e Engenharia Mecatrônica da Faculdade Área 1, respectivamente Camila Lima e Rodrigo Nobre.

O projeto tem como objetivo instalar em edifícios residenciais de grande porte um sistema que fará coleta seletiva do lixo descartável (plástico, papel e lata) e também produzirá ecogás a partir dos resíduos orgânicos. “A idéia é fazer com que o condomínio tenha sua própria central de gás, que será usada em substituição ao gás de cozinha convencional e, a longo prazo, até para esquentar o chuveiro elétrico”, disse Camila.

Já o projeto da mestranda em Biotecnologia da Universidade do Sudoeste Baiano (Uesb), Marcela Souza, tem como objetivo a fabricação de um bioinseticida feito a partir do sisal.

“Vamos usar parte do material descartado após o desfibramento do sisal, que é equivalente a 95% da planta, para produzir o bioinseticida, que será usado, inicialmente, no controle da lagarta do cartucho do milho”, destacou Marcela. Ainda segundo a mestranda, essa praga chega a causar danos em 34% da plantação de milho e atinge as culturas do algodão, cana-de-açúcar e soja.

Relação dos vencedores sai no dia 21

O Concurso de Idéias Inovadoras tem como objetivo premiar projetos de produtos, processos ou serviços inovadores, que serão analisados usando, entre outros critérios, a inovação proposta, a originalidade, o perfil do empreendedor, o mercado em potencial e os impactos da inovação.

Os 12 vencedores, que, juntos, receberão prêmios no valor de R$ 53 mil, serão conhecidos no encerramento da Bahiatec – Feira de Tecnologia & Simpósio Internacional de Inovação, que acontece de 19 a 21 deste mês, no Hotel Pestana, em Salvador.

O concurso é fruto de uma parceria entre a Fapesb, a Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti), a Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), o Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas da Bahia (Sebrae/BA) e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL).