“Novos protocolos para um mundo mais sustentável” será tema do 2º Encontro Tecnológico da Transformação de Plástico da Bahia, que acontecerá, nesta quarta e quinta-feira (26 e 27), a partir das 18h30, na sede do Senai/Cimatec, na Avenida Orlando Gomes, em Salvador.

O evento é uma realização da Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (SECTI), em parceria com o Serviço Brasileiro de Apoio a Micro e Pequenas Empresa (Sebrae) e a Federação das Indústrias do Estado da Bahia (Fieb), por meio do Arranjo Produtivo Local (APL) da Transformação Plástica da Bahia (Plastbahia).

O PlastBahia é um dos onze APLs apoiados pelo Programa de Fortalecimento da Atividade Empresarial (Progredir), coordenado pela Secti, em parceria com o Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID), Sebrae e o Instituto Euvaldo Lodi (IEL-BA).

Durante o encontro, o APL da Transformação de Plástico realiza a 1º Exposição PlastBahia, que terá a participação e organização das empresas integrantes do Arranjo Produtivo.

O APL conta com empresas engajadas no processamento de resinas virgens e recicladas, convertendo-as em produtos finais. Os transformadores de plástico são, em geral, tão diversificados quanto os produtos que fabricam.

O aglomerado de transformadores de plástico da Região Metropolitana do Salvador e Feira de Santana é constituído por empresas dos mais variados portes, linhas de produtos e conteúdos tecnológicos, sendo predominante as pequenas empresas que normalmente são dependentes de poucos e grandes fornecedores de matéria prima.