A Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs) terá um novo laboratório voltado para a prospecção mineral. A implantação da unidade contará com recursos do Programa Estadual de Incentivo à Inovação Tecnológica (Inovatec), da empresa GME-4 e da própria universidade. O laboratório de análises de espectroradiometria vai ser usado pelo programa de pós-graduação de modelagem em ciências da terra e do ambiente.

O acordo para a implantação do laboratório foi firmado nesta sexta-feira (7), na sede da Secretaria Estadual de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti). O reitor da Uefs, José Carlos Barreto, comemorou a parceria e destacou a afinidade do convênio com o trabalho realizado pela Secti. “A atual gestão sido forte na inovação, o que pode ser considerado uma marca da secretaria”.

Sócio da GME-4, o geólogo João Carlos Cavalcanti avaliou a parceria como histórica, reforçando o trabalho desenvolvido na Bahia. “O Brasil tem uma grande perspectiva na produção mineral, já que apenas 20% do território é estudado. Com este convênio, estamos chegando para ficar na Bahia”. O empresário destacou ainda a importância de interiorizar a pesquisa científica. Para o secretário de Ciência, Tecnologia e Inovação, Ildes Ferreira, o investimento na infra-estrutura tecnológica da Bahia impulsiona os setores de pesquisa e desenvolvimento, com retorno para toda a sociedade.