Comemorado nesta quarta-feira (19), o Dia da Bandeira gera um ritmo de trabalho especial no mês de novembro no núcleo de costureiras do Instituto Mauá, responsável há mais de 50 anos pela confecção de bandeiras e estandartes oficiais na Bahia.

A produção, toda artesanal, chega a dobrar no mês de novembro, segundo informa Maria Ferreira, responsável pela linha de produção das bandeiras do Instituto Mauá, autarquia vinculada à Secretaria do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte.

Quarenta bandeiras serão entregues até o final deste mês, o que representa o dobro de pedidos feitos no mês passado. As encomendas são feitas principalmente por colégios, igrejas, prefeituras e instituições governamentais do estado, como a Polícia Militar.

Como são produzidas manualmente, uma bandeira pode levar de três a uma semana para ficar pronta. “É um processo lento, porque trabalhamos priorizando a qualidade. Cada bandeira tem a sua especificidade. Por isso, cada peça precisa de uma dedicação toda especial”, destaca Maria Ferreira, informando, porém, que a unidade tem um estoque de bandeiras da Bahia e do Brasil, possibilitando receber novas encomendas.

A equipe que confecciona as peças é formada por sete costureiras e um desenhista. Cada pessoa fica responsável por uma etapa da produção, que vai do desenho à costura final, passando pelo alinhavo. Os tecidos utilizados preferencialmente são o tergal e o cetim.

Além das bandeiras e dos estandartes, símbolos e flâmulas são produzidos atendendo aos órgãos oficiais do Estado e das prefeituras. O núcleo de confecção fica localizado na unidade do Instituto Mauá do Pelourinho, na Rua Gregório de Mattos, nº 27. Os pedidos podem ser feitos pelo telefone (71) 3116-6706.

Comemoração

O 3º Batalhão da Polícia Militar comemora o Dia da Bandeira Nacional, nesta quarta-feira (19), com uma solenidade no Pátio do Batalhão Sertanejo, às 11h45, com a participação de policiais militares, escolas da rede municipal e estadual e da comunidade.