A formação de gestores públicos para a sensibilização e capacitação em elaboração de políticas e projetos que primem pela promoção de trabalho decente para população, tendo em vista a existência de determinantes de gênero e raça no diagnóstico relativo à pobreza e exclusão social.

Esse é o objetivo do Programa de Fortalecimento Institucional para Igualdade de Gênero e Raça, Erradicação da Pobreza e Geração de Emprego (GRPE), que será apresentado em seminário que será aberto, nesta quarta-feira (5), às 8h30, no Salvador Praia Hotel, em Ondina.

Organizado pelas secretarias estaduais do Trabalho, Emprego, Renda e Esporte (Setre), de Promoção da Igualdade (Sepromi), e da Administração (Saeb), e em parceria com a Organização Internacional do Trabalho (OIT), o GRPE tem como atividade inicial o Curso de Formação de Formadores, realizado por meio do Sistema Universidade Corporativa do Serviço Público (UCS), que acontece quarta e quinta, no mesmo local. Na sexta, acontece a apresentação do programa no auditório da Fundação Luís Eduardo Magalhães (Flem).

Dentro das atividades da Agenda Bahia do Trabalho Decente, o GRPE foi concebido pela Organização Internacional do Trabalho e já implementado junto a órgãos do governo federal e de capitais, com apoio da Secretaria Especial de Políticas de Promoção da Igualdade Racial (Seppir).

Também como parte do GRPE, será realizado, entre os dias 24 e 28 deste mês, o Curso para Formação de Formadores do Programa, tendo como público-alvo, instrutores internos das secretarias vinculados à Universidade Corporativa do Serviço Público.