As blitzes realizadas pelo Detran, no mês de outubro, resultaram na vistoria de 869 veículos. Destes, 164 condutores passaram pelo teste do bafômetro (aparelho que mede a quantidade de álcool no sangue), mas apenas uma pessoa foi flagrada por dirigir alcoolizada.

Motorista conduzindo o veículo sem o registro devido ou sem os documentos de porte obrigatório foi destaque das infrações, com 94 autuações. Além de pagar multa, os condutores tiveram os veículos retidos.

A ação realizada em parceria com a Superintendência de Engenharia de Tráfego (SET), a Polícia Militar e a Secretaria da Fazenda Estadual (Sefaz), aconteceu em pontos de maior fluxo de veículos da cidade, dentre eles, a Barra, Dique do Tororó, Avenida Magalhães Neto e o Vale do Ogunjá.

Segundo o coordenador de fiscalização do Detran-Ba, Rômulo Rodrigues, “as blitzes têm funcionado como uma forma de alertar motoristas e pedestres para redobrarem a atenção no trânsito, transformando-o num local mais seguro”.

Motivaram a ação, a lei seca, o uso do capacete por motociclistas, a inadimplência no pagamento do IPVA, a condução de veículos sem a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) ou Certificado de Registro e Licenciamento Veicular (CRLV), conservação do veículo, entre outros fatores que põe em risco a vida do cidadão.