Salvador acolheu a Família Portela que, em 12 de dezembro de 2005, saiu de Paranaguá (Paraná) para dar a volta ao mundo no catamarã “Bravo”, com 44 pés. No sábado (8), às 10h40, a pequena embarcação atracou no “píer” B, do Terminal Náutico da Bahia, que é administrado pela Sudesb, encerrando a viagem.

O casal Ricardo e Cláudia, acompanhado dos filhos Ricardinho e Giovana e mais o cão Dudu, da raça Yorkshire, desembarcaram felizes, sendo recebidos por Sérgio Portela (irmão mais velho do velejador) e um grupo de amigos, que foram levar as boas-vindas aos velejadores paranaenses.

A filha mais velha do casal (Lygia) já havia desembarcado na Praia do Forte, na sexta (7) à tarde, e seguiu de avião para Curitiba, onde vai prestar vestibular para Engenharia.

“A viagem foi fantástica. Vivemos dias maravilhosos e trouxemos um conhecimento que não pode ser mensurável em nenhum aspecto. Principalmente, para as nossas crianças, que ganharam uma bagagem muito rica em cultura”, afirmou Ricardo.

Nesta aventura marítima por 55 países, a Família Portela percorreu 35 mil milhas náuticas por mares bravios e desconhecidos e trouxe boas lembranças de vários destinos. “O forte da viagem foi, sem dúvida, as nossas passagens pela Ásia, Tailândia e Mar Vermelho”, disse Claudia, psicopedagoga e que orientou a educação dos filhos fora do Brasil.