Vinte e cinco restaurantes de Lençóis, Mucugê e Palmeiras (Vale do Capão), participam até o dia 16 deste mês, do 2° Festival Gastronômico da Chapada Diamantina. Durante este período, quem visitar os municípios terá a oportunidade de conhecer a boa e exótica culinária local, a cozinha regional e internacional e as belezas naturais da região.

Os pratos inscritos possuem preço diferenciado durante a realização do festival. Alguns estabelecimentos desenvolvem receitas exclusivamente para o evento. Outros escolhem os pratos mais pedidos da casa e colocam um preço atrativo ao consumidor, o que chama a atenção de quem visita o local.

O evento é realizado pelo Sebrae, em parceria com o Serviço Nacional de Aprendizagem Comercial (Senac), e conta com o apoio da Bahiatursa, da Associação Brasileira de Bares e Restaurantes (Abrasel), da Associação Comercial e Industrial de Lençóis, da Associação de Comerciantes do Vale do Capão (Acomtuv) e prefeituras locais.

Além de uma ação comercial, o festival é uma oportunidade de capacitação para os restaurantes da região. Para participar, os estabelecimentos passaram por duas etapas de treinamento.

A primeira foi o curso de Manipulação de Alimentos, realizado entre os dias 5 e 10 de outubro pelo Senac, parceiro do Sebrae na promoção do evento. A segunda etapa consistiu em uma oficina de garçom, também realizada pelo Senac, entre os dias 21 e 26 de outubro.

O festival tem uma importância fundamental para o aquecimento da economia da Chapada, uma vez que as oportunidades de negócios são ampliadas para todos os empresários de turismo da região.

Os turistas poderão conferir também programações culturais preparadas exclusivamente para o evento. São diversas manifestações da cultura local, como rodas de capoeira, boi bumbá, grupos de danças, entre outras.