A rede espanhola Iberostar Hotels & Resorts inaugurou oficialmente, nesta sexta-feira (28), o segundo hotel do grupo no litoral norte baiano: o IberoStar Praia do Forte.

Resort da categoria Premium – maior e mais luxuoso -, o empreendimento gerou 1.500 empregos diretos, sendo 60% das vagas ocupadas por moradores do município de Mata de São João.

São 536 apartamentos todos de frente para o mar, seis piscinas, um centro de convenções com capacidade para 800 pessoas, anfiteatro, seis restaurantes, dois bares de praia, cinco quadras de squash e tênis, num investimento de US$ 80 milhões.

Só em 2008, a Iberostar inaugurou cinco hotéis em quatro países diferentes: Brasil, República Dominicana, Marrocos e dois na Jamaica. A rede tem mais de cem hotéis em 15 países.

“Essa é a nossa resposta à crise financeira mundial: investir num país de beleza natural exuberante, com gente amável e com grande futuro”, disse Miguel Fluxá, presidente da rede Ibero, aos convidados, entre eles o governador Jaques Wagner, o ministro do Turismo, Luiz Barreto, o cônsul da Espanha, Antonio Polidura, os prefeitos João Gualberto, de Mata de São João, e João Henrique, de Salvador, além dos secretários estaduais Eva Chiavon (Casa Civil) e Domingos Leonelli (Turismo).

Sustentabilidade

O governador Jaques Wagner elogiou a iniciativa do empresário espanhol num momento de apreensão financeira: “Tenho profundo apreço pelos verdadeiros empresários, aqueles que mobilizam seu capital para fazer riqueza e gerar emprego e renda”.

Wagner destacou ainda que não vê nenhuma incompatibilidade entre preservação ambiental e desenvolvimento turístico, até porque nenhum grande empreendimento pode destruir o que lhe dá sustentabilidade, senão corre o risco de desaparecer.

Ele manifestou otimismo no setor para o verão baiano de 2008, principalmente para a região, um dos cinco pólos indutores de turismo do Estado.

O ministro Luiz Barreto afirmou que a crise é também uma oportunidade de crescimento. “Com a desvalorização do real frente ao dólar, acreditamos num incremento do turismo doméstico e num aumento do turismo internacional”, disse.