Para harmonizar as ações realizadas pelos órgãos estaduais e participantes da cadeia produtiva da carcinicultura, a Secretaria da Agricultura (Seagri) vai coordenar a elaboração de um projeto de desenvolvimento da cultura.

A iniciativa visa propor alternativas para viabilizar o Programa de Sanidade dos Animais Aquáticos (Pesaa), coordenado pela Seagri e que reforça as ações de sanidade animal, pesquisa e assistência técnica através dos seus órgãos vinculados (Adab e Bahia Pesca).

O projeto foi anunciado na última sexta-feira (19), na sede da Agência de Defesa Agropecuária da Bahia (Adab), durante uma reunião executiva sobre a sanidade dos animais aquáticos articulada pelo secretário da Agricultura, Roberto Muniz.

A primeira ação de execução do projeto é combater as principais doenças que acometem os camarões, como a mancha branca e a necrose hipodérmica hematopoiética infecciosa.

Além da Adab e da Bahia Pesca, farão parte do projeto o Ministério da Agricultura, o Instituto do Meio Ambiente (IMA), a Escola de Veterinária da Universidade Federal da Bahia, além de associações e maricultores do estado.