Num esforço conjunto, os técnicos da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), emitiram mais de 1.100 Declarações de Aptidão ao Pronaf (DAP), no prazo recorde de três dias, essencial para a efetivação do convênio estabelecido entre a Companhia Nacional de Alimento (Conab) e a Central de Cooperativas de Laticínios da Bahia (CCLB).

A ação, que aconteceu durante solenidade realizada, segunda-feira (29), na sede da Conab, faz parte do Programa de Aquisição de Alimentos, do governo federal, executado pela Conab, e consiste na aquisição de leite produzido pela agricultura familiar, por meio do Programa Fome Zero, com recursos do Ministério da Agricultura, Pesca e Abastecimento, para distribuição junto a instituições públicas e filantrópicas.

O leite adquirido, após beneficiado pela CCLB, será utilizado na alimentação e na merenda escolar de escolas públicas, creches, asilos, hospitais e outros. Segundo o economista da EBDA, Américo Tavares, coordenador de crédito de programas especiais, o papel da EBDA vai além da emissão de DAP’s.

“O nosso trabalho se estende aos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater), buscando as melhorias da qualidade do produto, da produção e da produtividade das propriedades assistidas, visando sempre a sustentabilidade econômica e a melhoria da qualidade de vida do agricultor familiar”, esclareceu Américo Tavares.

A parceria vai beneficiar os agricultores associados às cooperativas dos municípios de Rui Barbosa, Ipirá, Itanhém, Marcionílio Souza, Baixa Grande e Pintadas, que terão a comercialização do leite produzido assegurada.

Para o presidente da CCLB, Almir Miranda, este é um momento muito importante para as cooperativas baianas e a agricultura familiar. “O apoio da EBDA foi fundamental para a efetivação deste convênio, não só pelo esforço na emissão das DAP’s, mas também pelo serviço de Ater, por meio da qual, os agricultores são profissionalizados e estimulados a uma produção com qualidade”, comentou.

Almir Miranda também destacou a importância da continuidade da assistência técnica da EBDA aos agricultores e pediu o apoio do governo para o fortalecimento da empresa, de forma a que ela possa atender efetivamente ao seu público-alvo, o agricultor familiar.