Para atender as reivindicações dos movimentos sociais que constituem o Fórum da Agricultura Familiar e reafirmando o compromisso com o segmento, o Governo Bahia assina, nesta quarta-feira (3), 35 convênios que beneficiam 4,5 mil produtores de 20 municípios. A solenidade de assinatura acontecerá no Parque de Exposições, às 17h, durante a 21ª Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro 2008) e contará com a presença do governador Jaques Wagner e do secretário da Agricultura, Roberto Muniz. Será pactuado um investimento de R$ 11,5 milhões para a execução das ações.

Os convênios vão garantir, dentre outras coisas, a construção de 28 unidades de beneficiamento do mel e dois entrepostos para comercialização dos produtos, a implantação de uma biofábrica e viveiros para a produção de mudas, além de ampliar os serviços de assistência técnica e extensão rural e desenvolver ações de sanidade animal e vegetal.

O fomento às cadeias produtivas, como o sisal, também será formalizado, por meio da implantação de três batedeiras, equipamentos desenvolvidos em ambiente universitário e projetados para dar segurança aos trabalhadores e evitar acidentes. As ações acordadas foram desenvolvidas pela Secretaria da Agricultura do Estado, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf).

Para o representante da Federação dos Trabalhadores da Agricultura Familiar (Fetraf/Ba) e um dos coordenadores do Fórum Baiano, Joeleno Monteiro, a assinatura dos convênios atende às reivindicações do movimento social, já inseridas em programas do governo e diversos projetos de ação produtiva e de assistência técnica.

onteiro considera um avanço importante e mostra que o governo está cumprindo os compromissos assumidos. “Mas o processo é dinâmico e temos outras pautas de reivindicação a discutir”, acrescenta.