Duas casas instaladas para efeito comparativo. A primeira, de taipa, construída de maneira simples e rústica, iluminada por fifós, representa o estágio inicial do agricultor familiar, e a segunda, mais moderna, de blocos e com energia, significa a evolução dos produtores rurais após a implementação de tecnologias pela extensão rural.

Esse cenário está entusiasmando o público que visita o Portal de Tecnologias para a Agricultura Familiar, instalado pela Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), da Secretaria da Agricultura (Seagri), na Feira Internacional da Agropecuária (Fenagro), que acontece até domingo (7), no Parque de Exposições de Salvador.

A unidade produtiva que abriga diariamente produtores, estudantes, técnicos e o público em geral, num cenário de uma fazendinha, foi idealizada a partir da apresentação da Gerência Regional da EBDA de Feira de Santana, durante a XXXIII ExpoFeira, quando foram apresentadas as ações de políticas públicas agrícolas da região por meio de uma unidade familiar de produção.

Para o presidente da EBDA, Emerson Leal, as iniciativas tecnológicas expostas visam a implementação de novos conhecimentos e a instrução de agricultores e do público em geral.

“A proposta é levar conhecimento, particularmente para o agricultor familiar, sobre as tecnologias desenvolvidas e como elas podem ser utilizadas para se obter sustentabilidade econômica e ambiental, e à sociedade, como um todo, temos o dever de mostrar como a empresa trabalha, visando o desenvolvimento da agropecuária estadual”, disse Leal.

Novidades

Em caravanas vindas do interior, os agricultores chegam para conhecer as novidades que podem ser aplicadas em suas propriedades. Todas as tecnologias mostradas foram testadas no campo, o que confirma a sua aplicabilidade e contribuição no desenvolvimento sustentável das comunidades rurais e no aumento da produção e produtividade nas diversas regiões do estado.

A tecnologia hidráulica para captação de água, carneiro hidráulico produzido com garrafas pet e a bomba manual para sucção de água estão sendo os destaques do portal.

Segundo o engenheiro agrônomo da EBDA, Waldir Bento dos Santos, o sistema de irrigação com garrafas pet é um artifício que pode ser produzido pelo agricultor familiar sem dificuldade. “O primeiro passo é ter uma garrafa plástica e fazer vários furos com uma agulha. Em seguida, conectar esta garrafa com uma mangueira e, depois, é só usufruir”, explicou.

O agricultor de feijão e milho, de Irecê, José Carlos de Queiroz concordou com o agrônomo. “Se aplicasse as tecnologias como recomenda a orientação técnica, minha produtividade e renda seriam bem maiores. Mas a irrigação com garrafas pet vou colocar na propriedade, e o que é bom, sem gastar muito”, afirmou.

Algumas tecnologias apresentadas, voltadas para a melhoria da qualidade de vida do agricultor, são reservas estratégicas para alimentação animal, com as espécies gliricídia, leucena, palma e sorgo forrageiro, mostradas em canteiros, como no campo, e fardos de feno de plantas nativas melhoradas, inclusive com raspas da mandioca. A apicultura é demonstrada como alternativa de geração de renda, com a produção de mel, própolis, pólen e cera.

Além disso, canteiros com as oleaginosas (para biodiesel) girassol, mamona, amendoim, dendê e pinhão-manso e energia solar para bombeamento de água fazem do cenário da fazendinha uma atração à parte.

Bate-papo

Em grupos, os agricultores participam do bate-papo tecnológico com os técnicos da EBDA. “São incríveis essas variedades de atividades num só lugar. Estou interessado nas alternativas práticas de beneficiamento da produção do algodão, como esse tear que produz tapetes e colchas”, destacou João Santana, agricultor familiar do município de Cruz das Almas.

Outra atividade em evidência no portal fica por conta da vernalização de alhos nobres, que é uma tecnologia utilizada para indução e crescimento precoces do alho, o que contribui para a melhoria da produção, quanto à quantidade e à qualidade do produto, o que vem permitindo a colocação do alho estadual no mercado com competitividade.

No estande institucional, os visitantes podem ainda se inscrever e participar de cursos e palestras. Com apoio da Estação Experimental de Aramari, da Gerência Regional de Alagoinhas, foi montado um minicurso para ensino das técnicas para produção artesanal de derivados do leite de bovinos e bubalinos.