A universalização dos serviços de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) é o caminho para o fortalecimento da agricultura familiar e o desenvolvimento rural sustentável.

Fundamentado neste conceito e desafio, começa nesta quarta-feira (17), no Centro de Treinamento de Líderes, em Itapuã, o 2° Seminário Estadual de Ater. O objetivo do encontro é unificar as ações das organizações públicas, sociais e privadas prestadoras dos serviços e, dessa maneira, alcançar maiores níveis de produção e de rentabilidade para o agricultor familiar.

A atividade está sendo coordenada pela Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária, por meio da Superintendência da Agricultura Familiar (Seagri/Suaf). O evento contará com a presença de autoridades estaduais e federais, técnicos, extensionistas rurais e representantes de organizações sociais.

A meta da Seagri é assistir tecnicamente os 625 mil pequenos produtores no estado, elevando a renda média das propriedades rurais em até 50%. Para o secretário da Agricultura, Roberto Muniz, a assistência técnica é um instrumento determinante para se alcançar maiores níveis de produção, de agregação de valor e de conhecimento tecnológico.

Na ocasião, será apresentado o documento, de caráter orientador, sobre a política de Ater – Instâncias e Processos de gestão das Políticas Públicas para a Agricultura Familiar no Estado da Bahia – e divulgada a estratégia nacional da Ater para a agricultura familiar no biênio 2009/2010.