Começou a rotina intensa de reciclagem na Fenagro/2008. Logo pela manhã, será ministrado o curso de laticínio, que será seqüenciado por uma série de palestras. De meia em meia hora, um novo tema em discussão. Este é o ritmo, diário, da programação interativa de cursos e palestras realizadas no Portal de Tecnologia para a Agricultura Familiar, durante a Feira Nacional de Agropecuária (Fenagro), que acontece até domingo, dia 7, no Parque de Exposições de Salvador. Até quinta-feira, o ingresso será a doação de alimentos não perecíveis ou material de higiene pessoal, que serão doados às vítimas da enchente em Santa Catarina.

A iniciativa é da Empresa Baiana de Desenvolvimento Agrícola (EBDA), vinculada à Secretaria da Agricultura, Irrigação e Reforma Agrária (Seagri), que possibilita ao público, gratuitamente, conhecer diversas culturas e trabalhos realizados em benefício da agropecuária baiana. Os técnicos da empresa se dividem entre ministrar curso, cumprir a carga horária das palestras e orientar os visitantes.

“Estamos realizando demonstrações práticas, orientações técnicas e mostrando os produtos e tecnologias utilizadas, com base nas atividades desenvolvidas no campo, visndo a verticalização da produção e o beneficiamento da agricultura familiar”, disse o presidente da EBDA, Emerson Leal.

O entusiasmo do público também fica por conta do Bate-papo tecnológico, quando os interessados podem checar informações e conhecer novas tecnologias, inclusive de convivência com a seca. São mais de 30 especialistas tirando as dúvidas mais freqüentes do público e passando informações sobre os trabalhos expostos.

“Além de orientações, há sempre uma troca de experiências, o que torna este tipo de atendimento mais proveitoso”, explica o engenheiro agrônomo da EBDA, Antônio Carneiro do Rosário. As tardes de capacitação, que iniciaram domingo (30) e vão até sábado (6),oferecem opções para diferentes interesses.

Com distribuição de certificado, o curso de laticínio sobre derivados do leite de bubalino, bovino e cabra está acontecendo durante toda a semana, das 9 às 13 horas, com turmas de até 15 participantes, enfocando a fabricação artesanal de queijo e de iogurtes de diversos sabores, com ênfase na qualidade do produto. Para Carlos Augusto, produtor de gado de leite há mais de 20 anos, o curso oferecido pela empresa é importante para que ele possa adquirir os conhecimentos essenciais para a fabricação de leites e derivados podendo assim, diversificar a produção.

Entre as palestras, um tema destacado no último domingo (30), foi o de Produção de Caju-anão precoce, que mostrou a importância da agregação de valor ao produto, como forma de eliminar o desperdício de 85% da produção, e criar alternativas para a geração de renda extra para o produtor.

O agricultor familiar do município de Aiguara, região de Jequié, Manoel de Jesus, participou, domingo (30), da palestra sobre Produção Orgânica de Alimentos e saiu satisfeito. “Muito boa a palestra. Há muito tempo precisava tirar dúvidas, principalmente sobre a dosagem ideal de agrotóxico mas, graças a orientação do técnico, não vou contaminar meus pomares”, ressaltou.

Controle de doenças através da homeopatia animal também é tema de palestra que será apresentada pelo veterinário Antônio Vicente Dias, nesta terça-feira (2), às 17 horas. Este assunto evidencia a importância da utilização de uma tecnologia para controle de doenças, com custo mais baixo, de forma eficiente, que proporciona alimentos mais saudáveis, sem a adição de produtos químicos. Na mesma linha e apoiando-se na agroecologia, estão as palestras sobre a produção orgânica de alimentos e novas variedades da mamona para produção de biodiesel.

Dentre outras palestras, programadas para os próximos dias, destacam-se a de Tecnologia da Produção de Licuri, que ressalta o aproveitamento racional da cultura, extrativista, e ainda, a Mandioca na alimentação humana, Cana-forrageira na alimentação animal, Sistema Agroflorestal, Preservação de raças ovinas, georreferenciamento, Produção de biscoitos de goma, Processamento de cana, Cadeia produtiva do sisal, Processo de produção de alho, Floricultura, e Propagação vegetativa de fruteiras.

Para quem desejar participar dessas e de outras apresentações, ou do curso de laticínios, as inscrições e o material didático são inteiramente grátis e podem ser feitas no próprio Portal de Tecnologias da EBDA, na Fenagro.