Quem passar pela Fenagro, que prossegue no Parque de Exposições de Salvador até o dia 7 de dezembro, poderá conferir o trabalho de alguns produtores e artesãos apoiados pelo Sebrae/BA. Eles estão expondo e comercializando seus produtos na feira através de uma ação viabilizada pela Instituição e têm a oportunidade de ampliar o horizonte de seus negócios.

É o que espera a artesã Rosângela Aragão, da Associação Palha Viva, localizada no município de Iaçu, próximo a Itaberaba, a 277 km de Salvador. Ela está participando pela terceira vez da Fenagro e revela que o retorno é sempre positivo. "Ganhamos mais clientes e uma maior visibilidade. Por conseqüência, nossas vendas aumentam, inclusive as feitas sob encomenda", diz Rosângela.

A associação atua há sete anos e conta com o trabalho de 11 artesãs, que desenvolvem produtos a base de palha. Rosângela diz que o Sebrae/BA apóia o grupo desde a sua formalização. "A participação em feiras é de extrema importância para nós, pois ajuda na divulgação de nosso trabalho. Posso dizer que cada participação em eventos, na Bahia e em outros Estados, traz um aumento na renda da nossa associação", conclui a artesã.

Já o beiju de Conceição do Coité, a 233 km da capital, veio à Fenagro representado pelas Associações Comunitárias das regiões de Pedra e Onça. Marinalva da Silva, uma das associadas, tem uma boa expectativa com relação à participação no evento. "É a segunda vez que participamos da Fenagro. Por se tratar de um evento grande, muitas pessoas passam por aqui. Logo, temos uma boa ampliação na comercialização do nosso produto", diz Marinalva.

A analista da Unidade de Acesso à Mercado do Sebrae/BA, Aldenubia Barreto, explica que o objetivo da participação de produtores e artesãos no evento é uma forma de dar visibilidade ao trabalho de projetos apoiados pela instituição. "A Fenagro é um evento de referência na Bahia. Portanto, buscamos trazer esses pequenos negócios ao evento, como forma de ampliar as oportunidades de negócios para esses empreendedores", diz a analista. Participam da Fenagro 2008 empreendedores apoiados pelos projetos de artesanato, cachaça, apicultura, derivados da mandioca, tilápia e ovinocaprinocultura.

A Fenagro é uma das maiores exposições do País, na qual passam cerca de 300 mil visitantes durante os nove dias de evento. O agronegócio baiano tem um espaço exclusivo, o Agroportal, destinado a promover uma integração entre produtores e o mercado de atacado e varejo do ramo alimentício do Estado. Em sua quinta exposição, o Agroportal ainda promove Rodadas de Negócios, organizadas pelo Sebrae.