Estudantes, pais, professores moradores do entorno do colégio Estadual General Sampaio, em Feira de Santana, participaram da inauguração do Centro Digital de Cidadania (CDC) na tarde da última sexta-feira (dia 29).

O CDC faz parte do Cidadania Digital, eleito com o prêmio A Rede como o melhor programa público de inclusão digital do Brasil. A nova unidade é a 23a entregue pela Secretaria de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secti) no município.

“Antes de assumir a gestão da secretaria, a cidade tinha três unidades apenas. Toda a Bahia era carente da inclusão digital. Em menos de dois anos, o governo está mudando esta realidade e implantando CDCs em todos os 417 municípios baianos. Já contamos com 668 unidades e implantando muitas outras em colégios, Ongs, centros sociais urbanos, aldeias, comunidades quilombolas e assentamentos rurais”, disse o secretário Ildes Ferreira.

A inauguração mudou por alguns minutos a rotina do colégio. Todos os alunos, pais, professores e funcionários do colégio participaram de uma breve solenidade com direito a roda de capoeira em comemoração à chegada do novo equipamento. O estudante do 2o ano do ensino médio, Antônio Wagner, disse que o CDC vai contribuir para que ele melhore seu desempenho escolar. “Com certeza vai me ajudar a fazer trabalhos, pesquisas e tudo mais”, disse.

Cada CDC é composto por 10 computadores equipados com softwares livres e conectados à internet banda larga, um servidor e impressora. É um espaço onde as jovens Luana Coutinho e Aline, colegas de sala, poderão tomar cursos de informática e buscar capacitação para o mercado de trabalho, cada vez mais exigente em relação ao domínio da informática.

Capacitação envolve gestores e monitores

Além da entrega da nova unidade, a Secti lançou no município o Programa de Sustentabilidade para as Políticas Territoriais de Inclusão Sociodigital. O treinamento envolveu 50 monitores e gestores de CDCs localizados no Portal do Sertão, em parceria com a Universidade Estadual de Feira de Santana (Uefs). Na programação do encontro, eles conheceram as novas mídias interativas e educativas que serão disponibilizadas nos CDCs, entre elas o Curso Reparador Polivalente, destinado a profissionais autônomos que atuam como pedreiro, carpinteiro, bombeiro-hidráulico, carpinteiro e eletricista.

A conquista de importantes prêmios revela o reconhecimento que o programa vem tendo junto à sociedade. Antes de ter levado o troféu da revista especializada A Rede, de circulação nacional, o Cidadania Digital venceu o Top Social, mais importante prêmio de responsabilidade social do Norte e Nordeste, e ficou, ainda, no terceiro lugar da etapa nordestina do Prêmio Finep de Inovação Tecnológica. O Cidadania Digital também recebeu o Certificado Especial Fome Zero, como parceiro do programa federal nas ações de inclusão digital, concedido pelos ministérios do Desenvolvimento, Indústria e Comércio e do Desenvolvimento Social e Combate à Fome.